Esporte

04/02/2015 11:28 - Atualizado em 05/12/2016 01:26

Natação infantil contribui para saúde física e mental

Entre os benefícios da natação infantil está a melhora no sistema respiratório.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A prática regular de esportes é uma medida que deve entrar na vida das crianças desde cedo. Uma das atividades mais recomendadas é a natação infantil, que, além dos benefícios para a saúde do seu filho, é bastante divertida.

natacao infantil

Não existe uma idade ideal para que a criança comece na natação. O mínimo recomendado são seis meses de vida. Porém, grande parte dos pediatras aconselha a prática a partir dos dois anos. Como cada criança leva um tempo diferente para se adaptar a qualquer atividade, é necessário respeitar esse período e não forçá-la a fazer algo que não sinta prazer.

Algumas crianças, mesmo que gostem muito de brincar na água, podem não se adaptar às aulinhas de natação, num primeiro momento. Isso pode vir com o tempo. Entrar na piscina com os amiguinhos e a possibilidade de fazer novos companheiros de braçadas podem estimular o pequeno a mexer o corpo dentro d’água. Por isso, para começar, prefira aulas coletivas.

Benefícios da natação infantil para o corpo

Cada esporte desenvolve áreas específicas do corpo e do cérebro. Com a natação infantil não é diferente. Crianças são bastante suscetíveis a doenças respiratórias e alergias. O esporte aquático, a médio prazo, fortalece o sistema respiratório e ajuda a combater e evitar essas enfermidades.

A natação infantil também proporciona um controle maior sobre a respiração o que beneficia todas as células do corpo. A coordenação motora, a flexibilidade do corpo e a circulação sanguínea melhoram bastante depois que a criança passa a nadar.

Como é um esporte que exige que a criança se mexa bastante, a perda de calorias é bastante acentuada. Uma hora pode equivaler a 600 calorias gastas. Por esse motivo, é um meio lúdico de combater a obesidade infantil.

A longo prazo, a natação tem efeito no corpo adulto, sobretudo nas mulheres. O esporte diminui o risco de osteoporose depois da menopausa, pois a prática auxilia na fixação do cálcio nos ossos e ajuda o desenvolvimento das células em fase de crescimento.

Se for praticada ao ar livre, em um ambiente com bastante sol e em horário adequado, a natação infantil ajuda na fixação da vitamina D. Segundo estudos publicados na revista Pediatrics, em janeiro de 2010, a substância ajudama prevenir doenças respiratórias em bebês.

Benefícios da natação infantil para a mente

É possível observar uma melhora significativa na mente da criança. O esporte é um meio divertido de diminuir a ansiedade e melhorar a concentração e a atenção. Como a produção de endorfina é estimulada, a natação infantil diminui o risco da depressão nas crianças, além de ser um incentivo para que os pequenos pratiquem cada vez mais a atividade.

Não se espante se seu filho ficar mais obediente. É que a natação promove a sociabilidade, a disciplina e o raciocínio. Além disso, os baixinhos passam a dormir melhor à noite e, consequentemente, tendem a ficar menos irritados durante o dia.

Se o objetivo é ocupar a criança com uma ótima atividade, essa é a ideal. Porém, é necessário sempre conversar com o pediatra do seu filho e, caso seja necessário, providenciar os exames médicos necessários. A saúde dos pequenos vem sempre em primeiro lugar.

Viu como incentivar as crianças ao esporte só faz bem? Conte para nós como você faz para estimular seu filho! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esportes para crianças
natação
esporte aquático
saúde infantil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ