Esporte

15/06/2014 09:00 - Atualizado em 30/11/2016 11:15

Natação é sempre na piscina? Saiba as diferenças da Natação no Mar

Luiz Lima, treinador e coordenador do Projeto Natação no Mar, esclarece diferenças e dá algumas dicas importantes para quem pratica o esporte.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Praticar natação traz muitos benefícios à saúde, como: condicionamento cardiovascular, equilíbrio e melhora na musculatura. Até aí, nenhuma grande novidade. Mas que tal aliar todos estes benefícios à experiência de nadar no mar?!

O portal Vivo Mais Saudável conversou com Luiz Lima, treinador e coordenador do Projeto Natação no Mar, que esclarece as diferenças entre treino de natação na piscina e treino de natação no mar, além de dar algumas dicas importantes para quem pratica o esporte.

Quais as diferenças entre nadar no mar e na piscina?
Nadar na piscina
é muito mais previsível. Cada atleta fica em uma raia, existem marcações no fundo da piscina, a temperatura em provas oficiais gira em torno de 26 graus, o nado é sempre plano, sem interferências de ondulações, ventos ou correntes.

Nadar no mar é estar sempre atento às variações. Ondulação, temperatura, vento, percurso, visibilidade, estratégia de prova e contato físico. Para quem nada no mar a visibilidade e a direção são muito importantes. Apesar da água salgada ser mais densa, proporcionando uma maior flutuação, as dificuldades da natureza tornam o nado no mar mais difícil e instável que a natação de piscina.

Qualquer pessoa pode praticar a natação no mar ou existe alguma restrição?
Qualquer pessoa pode praticar, desde que bem conduzida por um profissional habilitado. A natação pode ser praticada por crianças, adultos ou idosos.

Deve-se fazer algum exame antes de iniciar?
Recomendamos e exigimos atestado médico para nossos atletas. O médico saberá indicar os exames necessários.

Existe alguma diferença entre nadar no verão ou no inverno?
Em especial, no Rio de Janeiro, a temperatura da água do mar é mais confortável e quente durante o inverno em decorrência das correntes marítimas. Já no verão, as águas tendem a ficar bem mais frias.

Qual o tipo de alimentação adequada ao nadador?
O nadador, assim como qualquer atleta deve ter uma alimentação equilibrada. Manter o peso ideal é um grande passo para ter uma vida de qualidade. Doces, refrigerantes, bebidas alcoólicas em excesso são inimigos de qualquer atleta.

No Brasil, quais são os lugares mais bonitos para fazer travessia no mar?
O Brasil é o país das águas abertas, das travessias! Temos a maior bacia hidrográfica do mundo, um litoral imenso com lindas baías e lagoas. Também temos água doce em abundância! O point da Natação no Mar fica em Copacabana, onde será disputada a prova Olímpica em 2016. Outros lugares que têm um visual incrível são: Manaus, Salvador, Guarda do Embaú (SC), Búzios, Porto Belo (SC) e Brasília.

Como funcionam os treinos?
Os treinos do Projeto Natação no Mar acontecem terças e quintas com turmas para iniciantes, intermediário e avançado, das 7h às 8h30, no Posto 6, em Copacabana. As distâncias são variáveis de acordo com a aptidão individual de cada atleta, temos bóias no mar que formam os circuitos. Contamos com pranchas de Stand Up para segurança, técnicos dentro d'água e salva vidas na areia.

Avalie agora como vai seu coração para começar a nadar, faça o Teste Cardíaco.

É gratuito e já lhe dá muitas informações para levar na consulta ao médico.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ