Esporte

19/01/2015 01:31 - Atualizado em 08/12/2016 06:46

Nado sincronizado é opção esportiva saudável e refrescante

Além de queimar calorias, nado sincronizado melhora flexibilidade, agilidade e condição física.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Que fazer exercícios na água trazem diversos benefícios para a saúde, todos já sabem. Mas que tal conhecer uma opção diferente? A aula de nado sincronizado é uma das novidades que está fazendo sucesso entre as mulheres. Além da grande quantidade de calorias queimadas, a atividade física também melhora a respiração e define os músculos das pernas e braços.

Como funciona o nado sincronizado

O nado sincronizado é um esporte aquático conhecido pelas belas apresentações durante os Jogos Olímpicos. A novidade do momento é que ele pode ser praticado por qualquer pessoa em academias de natação, que disponibilizam aulas focadas nas técnicas da modalidade.

A atividade pode ser feita em equipe, dupla ou individualmente. Ela mistura natação, ginástica, dança e a rotina de movimentos no ritmo da música.

nado sincronizado

O esporte é indicado para quem está procurando uma modalidade diferente para praticar nas piscinas. Chamado de balé das águas, ela é divertida e dinâmica, possibilitando fazer diversos movimentos com braços e pernas, o que fortalece e tonifica os membros superiores e inferiores do corpo.

Pessoas de todas as idades podem praticar o esporte. A idade mínima indicada para começar a praticar a atividade geralmente é sete anos, mas não há idade máxima.

Para os iniciantes no nado sincronizado, é indicado que já se tenha uma certa afinidade com exercícios na água. Como a atividade exige movimentos em diferentes posições, não pode ter medo e nem insegurança dentro da piscina. Durante as aulas, são desenvolvidas coreografias, deslocamentos e exercícios de sustentação do corpo na água.

As aulas têm duração de aproximadamente uma hora e meia e são divididas em treinos de movimentos específicos. Alguns dos mais comuns e principais para conseguir praticar a atividade são as chamadas remadas, que são feitas para conseguir sustentar o corpo na água sem apoiar o pé no chão. Também é desenvolvido um trabalho de apneia, para ganhar fôlego.

Benefícios do nado sincronizado

Entre os principais benefícios do nado sincronizado, estão a melhora do sistema cardiorrespiratório e do condicionamento físico, devido ao fôlego e a força que a atividade exige. O exercício trabalha músculos localizados das pernas, braços e abdômen, dando boa tonificação.

Quem realiza aulas de nado sincronizado ganha também flexibilidade e agilidade. Além disso, praticar essa atividade regularmente ajuda no processo de perda de peso, pois cada aula queima cerca de 400 calorias. O esporte auxilia ainda na coordenação motora e na resistência anaeróbica.

Outro ponto positivo da atividade é que a sua prática tem pequenas chances de causar lesões, devido ao impacto ser bem menor na piscina. Na água, o esforço para realizar os movimentos também é maior - por isso, os resultados são ampliados.

A modalidade no Brasil

Algumas brasileiras se destacaram no esporte e o tornaram conhecido no país. A dupla Lara e Nayara disputou as Olimpíadas de Pequim (2008) e Londres (2012), enquanto as gêmeas Branca e Bia também são figuras famosas do esporte no Brasil.

Que tal experimentar essa modalidade esportiva? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
atividade física
natação
esporte
gasto calórico

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ