Esporte

29/07/2014 09:00 - Atualizado em 04/12/2016 12:54

Musculação ao ar livre pode ser tão eficaz quanto na academia? Descubra

A musculação ao ar livre é uma ótima opção para quem enjoou de malhar na academia.

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Redação

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Encontrar motivação é um grande desafio para quem deseja praticar exercícios visando definir o corpo. A musculação ao ar livre é uma ótima opção para os que não aguentam ficar trancafiados em uma academia ao invés de respirar o ar puro.

Musculação tem o objetivo de causar hipertrofia

Os exercícios de musculação são aqueles que trabalham a um ou mais grupos musculares utilizando uma resistência, que pode ser um aparelho com pesos, um halter, uma barra, elástico ou simplesmente o peso do próprio corpo.

O objetivo é causar a hipertrofia – fazer força nos exercícios faz o tecido muscular romper, estimulando a produção de mais massa magra pelo organismo. Não é possível, no entanto, obter resultados de uma hora para a outra. A pessoa só vai conseguir o corpo que quer por meio da prática regular de exercícios de musculação – recomenda-se ao menos três vezes por semana.

Musculação ao ar livre é opção para quem prefere o contato com a natureza

A musculação ao ar livre é ideal para aqueles que querem aumentar a massa magra de seu corpo mas não abrem mão da sensação de liberdade de fazer exercícios a céu aberto. Ela agrega o cuidado com a saúde do corpo e o contato com a natureza.

Você pode aproveitar o quintal da sua casa para praticar os treinos ou então um parque ou praça da sua cidade. É melhor ainda se você arranjar um amigo para treinar junto – é outro fator motivacional.

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Musculação ao ar livre pode ser feita sem a necessidade de equipamentos. Foto: Shutterstock

Abdominal

Esse é o mais clássico e básico exercício e pode ser facilmente adaptado à musculação ao ar livre. Pode ser praticado por qualquer pessoa e não necessita de nenhum equipamento. O abdominal serve para definir a barriga, acabando com a flacidez nessa região.

Fique deitado de costas, com os joelhos flexionados e as solas dos pés apoiadas no chão. Então levante o seu tronco usando somente a força dos músculos do seu abdômen, indo até onde dá – não precisa forçar – e depois voltando devagar à posição original. Comece fazendo duas séries de 25 abdominais por dia e vá aumentando com o tempo.

Flexão

Esse é outro exercício básico que não exige nenhum equipamento – apenas o peso do seu corpo. Ele trabalha o bíceps e peitoral. Para praticar as flexões, deite-se de barriga e erga seu corpo do chão, apoiando-o com a ponta dos pés e palma das mãos, abrindo os braços alinhadamente com os ombros.

Flexione os cotovelos de modo a aproximar o seu tronco do chão, sem encostar no solo. Então erga o corpo novamente, esticando os braços. Pare quando começar a sentir fadiga muscular. Conforme você vai ganhando resistência, aumente o número de repetições.

Barra fixa

Esse é um exercício que trabalha os músculos das costas e pode ser praticado em uma praça ou parque que tem alguma barra fixa horizontal disponível. O exercício básico consiste em segurar a barra com as mãos viradas para você, alinhadas um pouco além da largura dos ombros, e erguer o corpo verticalmente até que o queixo ultrapasse a linha da barra.

Aparelhos no parque

Hoje em dia, cada vez mais parques oferecem aparelhos para a prática de musculação ao ar livre gratuitamente para a população. Como a maioria não tem pesos, geralmente nessas academias a exigência muscular é bastante leve, portanto o exercício não confere resultados muito significativos. Mesmo assim, é uma boa maneira de sair do sedentarismo e trabalhar a flexibilidade das articulações, um exercício que também é muito importante para a saúde do nosso corpo.

Você tem o hábito de fazer musculação? Perto da sua casa existe algum local adequado para malhar ao ar livre? Qual dos dois você prefere, na academia ou a céu aberto? Deixe o seu comentário.

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