Esporte

02/04/2016 06:00 - Atualizado em 02/12/2016 05:01

Monte um saco de pancadas em casa

O acessório ajuda a tonificar os músculos e a liberar a tensão.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Na onda dos exercícios físicos inspirados em lutas, o uso do saco de pancadas se tornou bastante popular. Seja para aliviar o estresse ou para suar um pouquinho, esse acessório ajuda a tonificar a musculatura e promete aumentar a resistência física do praticante ao longo dos treinos.

Se você nunca lutou e está pensando em se aventurar numa nova atividade, saiba que essa também é uma boa maneira de queimar calorias e conquistar um corpo mais sequinho.

Ocorre que o saco de pancadas encontrado em lojas de artigos esportivos é bem caro. Portanto, uma alternativa é montar sua própria versão caseira. Ela fica pronta em aproximadamente 30 minutos, e aí você tem a oportunidade de gastar, com apenas socos e chutes, toda a sua energia restante. A seguir, veja como fazer e se jogue!

homem dá soco em saco de pancadas

Faça o seu saco de pancadas

1. Procure um material resistente

O tecido deve ser grosso e capaz de suportar o impacto dos golpes. Você pode utilizar um saco de pano já pronto, ou então comprar o material em metro e costurar. Essa segunda opção também garante que o equipamento fique nas medidas certas.

2. Preencha bem

A boa e velha areia deixa o acessório resistente e pronto para receber socos e pontapés. Preencha até um pouco acima da metade, de modo que haja espaço para as costuras superiores. Apalpe para deixar o conteúdo compacto.

3. Forre

Insira o saco de areia dentro de outro do mesmo tamanho. Isso ajudará a tornar o saco de pancadas menos propenso a rasgos.

4. Costure

Envolva a borda superior com uma fita adesiva resistente. Uma corda também deve ser amarrada para evitar quedas. Costure a parte de cima para assegurar a firmeza.

5. Finalize

Envolva todo o saco de pancadas com a mesma fita adesiva utilizada para fechar a borda superior. Esse processo evita que as suas luvas se desgastem ao contato com o tecido áspero. Peça ajuda para os amigos na hora de erguer e fixar o equipamento. Utilize uma base resistente, de preferência feita de concreto.

Benefícios do saco de pancadas

- Queima calorias, já que é um exercício aeróbico muito intenso 

- Tonifica os músculos dos ombros, tríceps, peitoral e costas 

- Aumenta a força e a resistência física

- Acaba com o estresse, pois a atividade física proporciona sensação de relaxamento.

Importante: antes de montar um saco de pancadas caseiro, tire suas dúvidas com um instrutor de academia ou professor de Educação Física. A prática incorreta de qualquer atividade física pode ocasionar lesões e outros problemas de saúde.

E então, vai encarar o desafio? Depois nos conte como o equipamento ficou! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
boxe
luta
equipamento esportivo
saco de areia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ