Esporte

10/07/2014 08:00 - Atualizado em 06/12/2016 09:59

Momento pai e filho: como ensinar a criança a andar de bicicleta

Andar de bicicleta sem rodinhas de segurança é um desafio para os pequenos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Andar de bicicleta não é difícil, e a gente nunca esquece. Mas alguém tem que ensinar, e essa responsabilidade normalmente recai sobre o pai. Por isso, reunimos para você algumas dicas valiosas para o momento.

Andar de bicicleta sem rodinhas

Com rodinhas de segurança, qualquer criança consegue andar de bicicleta. É na hora de tirá-las de circulação que surge o problema. Por sorte, essa transição costuma ser rápida, já que as crianças se motivam bastante com a perspectiva de adquirirem essa autonomia.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Ajudar a criança nessa situação é um dos mais tradicionais momentos entre pai e filho, pois envolve o bom senso do primeiro e a confiança do segundo. E, com alguns cuidados, ensinar a criança a andar de bicicleta sem rodinhas não é difícil. Você vai ver.

Se a criança já tem mais de 4 anos, a primeira coisa que você precisa fazer é tomar a atitude de tirar as rodinhas da bicicleta dela. Provavelmente ela vai ficar com medo e ter um pouco de resistência, pois essa era toda a sua segurança que evitava as quedas. Aí você precisará conversar e convencê-la de que fica muito mais divertido sem elas, e que é bastante fácil.

Pronto, agora mãos à obra.

Como ensinar seu filho a andar de bicicleta

Veja passo a passo como guiar a criança no início desta aventura sobre duas rodas:

1 - Início

Para começar a aula, procure uma rua reta e sem movimento, de preferência em um parque ou ciclovia segura. Então peça para o seu filho sentar no banco e fique de pé ao lado da bicicleta. Agora vem a dica fundamental: em vez de ficar segurando o banco da bicicleta, largando de vez em quando e dando alguma chance, assim, a um tombo, segure a cabeça da criança.

2 - Equilíbrio

Ponha uma mão do lado direito e outra do lado esquerdo, apenas segurando, sem apertar. Peça para o seu filho segurar o guidom e tirar os pés do chão. A bike vai continuar de pé porque você está garantindo o equilíbrio segurando a sua cabeça. Peça, então para ele começar a pedalar devagar. Aí você vai ajudando a criança a se equilibrar, corrigindo o seu ponto de equilíbrio – se está caindo para a direita, conduza a cabeça para o lado contrário.

3 - Confiança

O pequeno vai se sentir seguro, pois vai perceber que não há risco de cair. Ele nem vai se dar conta que, mesmo assim, está trabalhando a sua musculatura e aprendendo a se equilibrar. Faça dessa maneira um determinado trajeto, descanse e continue umas duas ou três vezes. Em algum momento você vai se dar conta que a criança está pendendo menos para os lados, conseguindo andar na velocidade necessária para não cair e de maneira equilibrada.

4 - Alegria

Então você pode soltar a sua cabeça, mas continue acompanhando, para qualquer eventualidade. Quando ela perceber que você não está mais segurando, ficará bastante feliz com o rápido aprendizado e nunca mais vai querer saber das rodinhas.

Você já ensinaram os seus filhos a andar de bicicleta? Como foi o processo? 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ