Esporte

22/01/2015 08:10 - Atualizado em 01/12/2016 10:31

Maratona é atividade de alta exigência física

Além de auxiliar no bom funcionamento do coração, correr maratona também alivia o estresse e a ansiedade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A maratona é um esporte cada vez mais praticado no mundo todo. Existem competições de várias distâncias e estilos. A atividade faz sucesso, pois traz diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente, ajudando até mesmo na prevenção de doenças. Mas é preciso ter alguns cuidados na hora de praticar o exercício para que não ocorram lesões ou outros problemas ainda mais graves.

maratona

Benefícios da maratona

Para quem busca melhorar o condicionamento físico e também quer desafiar os seus limites, a maratona é uma ótima opção. Por ser uma atividade que exige muito esforço físico, ela aumenta a resistência muscular e respiratória, fortalecendo todo o organismo e aliviando o estresse.

Um dos principais benefícios é a melhora no funcionamento do coração, pois as corridas de longa distância diminuem o risco de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco, derrame e hipertensão. Também minimizam os riscos de desenvolver diabetes e colesterol alto.

Além disso, a maratona ajuda no controle e na perda de peso, queimando grande quantidade de calorias e gordura do corpo. Mas vale lembrar que a alimentação também deve ser controlada.

Correr também estimula o crescimento de novas células cerebrais associadas à memória. Com isso, melhora a concentração e proporciona maior auto-confiança para atingir objetivos.

Cuidados e riscos da maratona

O que todos precisam saber é que correr uma maratona pode ser perigoso para quem não está preparado, pois exige muito do atleta. Antes de começar a praticar qualquer atividade física é essencial que seja feita uma avaliação médica, com exames cardíacos que mostrem todos os cuidados que cada pessoa deve ter durante os treinos de preparação e nas provas.

As corridas de longa distância levam o atleta ao limite, exigindo muito principalmente do coração. A resposta do corpo muda de pessoa para pessoa, dependendo muito da situação clinica de cada um. Também é preciso ter cuidado com as condições climáticas do ambiente, e com a nutrição e a desidratação do corpo.

Principais maratonas de 2015

No Brasil

- Meia Maratona Internacional de São Paulo (SP) - 01/03

- Volta à Ilha Florianópolis (SC) - 11/04

- Maratona Internacional de Porto Alegre (RS) - 14/06

- Maratona da Cidade do Rio de Janeiro (RJ) - 26/07

- VIII Maratona Internacional de Foz do Iguaçu (PR) - 27/09

- Volta Internacional da Pampulha (MG) - 06/12

- Corrida Internacional de São Silvestre (SP) - 31/12

No Mundo

- Maratona de Tóquio (Japão), com 36 mil corredores - 21/02

- 119ª edição da Maratona de Boston (EUA), com 27 mil corredores - 20/04

- Maratona de Londres (Inglaterra), com 36,5 mil corredores - 26/04

- Maratona de Berlim (Alemanha), com 40 mil corredores - 27/09

- Maratona de Chicago (EUA), com 45 mil corredores - 11/10

- Maratona de Nova York (EUA), com 55 mil corredores - 01/11

Pronto para encarar o desafio? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
exercício físico
saúde
condicionamento físico
atletismo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ