Esporte

11/06/2014 09:00 - Atualizado em 04/12/2016 09:38

Maior habilidade psicomotora é apenas um dos benefícios da natação para bebês

Desenvolvimento de pulmões e psicomotricidade são benefícios da natação para bebês.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os primeiros nove meses da vida de qualquer pessoa são imersos em um ambiente predominantemente aquático. O que cada vez mais pais estão descobrindo é que prolongar a sensação de proteção da água quentinha pode colaborar para a saúde das crianças. Vamos descobrir agora quais são os benefícios da natação para bebês.

Benefícios da natação para bebês

Levar os bebês à água da piscina não é novidade. Mesmo assim, os benefícios da natação para bebês e os cuidados e dicas que concernem a prática ainda são muito debatidos por mães de primeira viagem. Quando começar? Qualquer bebê pode fazer? Quais as contraindicações? Quais são os efeitos associados?

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

O melhor é começar falando sobre os benefícios da natação para bebês. Apesar de a criança só conseguir nadar mesmo a partir dos 4 anos de idade, o aprendizado se torna muito mais fácil se ela já tiver confiança na água e uma boa capacidade respiratória. Algumas aulas inclusive ensinam técnicas básicas para evitar afogamento (como se segurar, por exemplo). 

Confira alguns dos benefícios da natação para bebês:

Exercício físico completo
    
A natação é um ótimo exercício físico para bebês e crianças, pois se trata de uma atividade completa, que beneficia não apenas os pulmões, mas também o coração, o desenvolvimento do cérebro e dos músculos e o estímulo dos cinco sentidos (tato, paladar, olfato, visão e audição).

Psicomotricidade

Em um ambiente aquático, a possibilidade exploratória é bem ampla, ou seja, o bebê não está limitado ao lado de onde está deitado ou sentado, mas pode direcionar-se em qualquer sentido. Isso auxilia na psicomotricidade e no sensoriamento do ambiente pela criança.

Atividade social

O convívio com outras crianças é essencial para o futuro das relações sociais dos pequenos. Então um dos benefícios da natação para bebês é justamente esse princípio de contato com outras crianças.

Laços com a família

É especialmente nos primeiros dois anos de vida que o controle emocional e psicológico se desenvolve. Por isso, recomenda-se que os pais estejam sempre presentes durante as aulas. Assim, promove-se um momento de união entre o bebê e os pais. Essa relação afetiva terá benefícios a médio e longo prazo nas relações familiares, sem contar que é um momento de descontração e relaxamento para os pais também.

Cuidados com a natação para bebês

Como em qualquer outra atividade, é importante estar atento às questões de segurança do seu bebê. Siga estas dicas para evitar problemas de saúde para o seu filho:

- Certifique-se que os profissionais tenham formação para trabalhar com bebês e que a piscina seja limpa (qualquer disfunção na água pode causar infecções no bebê).

- Muitos profissionais recomendam que os pais esperem até os 6 meses, quando terá já tomado as segundas doses das vacinas e portanto apresentará menor risco de infecção. Além disso, até os 3 meses, o bebê não enxerga tão bem e tem apenas movimentos de reflexo, sendo mais frágil e exigindo ainda mais cuidados. Outros especialistas dizem, porém, que não há idade para começar, portanto converse com seu pediatra para formar sua opinião.

- Antes de ir para a água, leve o seu bebê ao pediatra para exames que possam apontar alguma alergia ou problema no ouvido – neste último caso, é possível o uso de tampões específicos durante as aulas.

- Use fraldas adaptadas para a piscina – acidentes acontecem.

- Se seu bebê já está comendo sólidos, é bom também levar um lanchinho, pois a piscina dá uma grande fome nos pequenos.

Enfim, a psicomotricidade infantil engloba uma série de fatores, como a coordenação motora, o desenvolvimento social e o relacionamento afetivo. Todos eles são exercitados nessa atividade, que ainda por cima é uma atividade bastante lúdica para os pequenos que estão descobrindo o mundo.

E para os pais, um alívio: os esforços na água são tão grandes, que podem favorecer as noites de sono dos baixinhos. Viu só? Há muitos benefícios da natação para bebês. Aproveite!

TAGS
brincadeira de criança
pipa
infância

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ