Esporte

30/05/2015 01:32 - Atualizado em 03/01/2017 02:46

Karate-do: Arte marcial proporciona disciplina e bem-estar

Através do ensinamento de técnicas do karate-do e da filosofia da arte, é possível conquistar o equilíbrio interior.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para quem busca uma atividade para melhorar não só a saúde física, mas também a mental e espiritual, o karate-do pode ser uma ótima opção. Além de uma arte marcial, defesa pessoal, esporte e exercício físico, ele representa uma filosofia de vida. O praticante aprende as técnicas de luta e o conceito por trás da arte.

Entre os benefícios físicos, estão a força e resistência muscular. Entre os psicológicos, o equilíbrio emocional e autocontrole. A prática da atividade é indicada para diferentes objetivos, respeitando e adaptando os ensinamentos conforme a necessidade de cada pessoa.

Entenda como funciona o karate-do

O karate-do é uma arte marcial baseada nas técnicas de defesa pessoal sem armas de Okinawa, seguindo a filosofia do Budô japonês. Sua origem oriental incorpora princípios de uma cultura milenar, com ensinamentos como a valorização do bom relacionamento interpessoal, respeito mútuo, caráter, disciplina, persistência e autocontrole.

karate-do

Para entender a diferença para outras técnicas, o karatê apresenta as bases de golpes, defesas e técnicas, ensinando apenas a luta. Já o karate-do, além da luta (bases, técnicas, golpes e defesas), trata também a filosofia da arte, o ensino do respeito e autocontrole. Karatê significa “mãos vazias” e, karate-do, “caminho das mãos vazias”.

Além da luta em si, essa modalidade ensina também o aperfeiçoamento pessoal, contribuindo para a formação como ser humano. Por meio da dedicação, disciplina e treinamento rigoroso, o praticante procura conquistar suas metas, formando seu caráter e aprimorando sua personalidade.

Não é considerado apenas como uma prática esportiva, pois é baseada na tradição de um conjunto de valores sociais.

Benefícios para a saúde física e mental

Como já dito, a prática regular dessa arte marcial proporciona benefícios físicos, sociais, mentais, espirituais e psicológicos, desenvolvendo um equilíbrio interno. Trabalha com conceitos de comportamento, respeito e disciplina, trazendo mais saúde e bem-estar de forma completa para todas as áreas do corpo.

O praticante realiza exercícios e técnicas que trabalham força e resistência muscular, velocidade, equilíbrio, coordenação motora, estratégia e controle. Além de tonificar a musculatura, também melhora o condicionamento físico e proporciona desenvolvimento motor e cognitivo.

Entre outros benefícios, estão a correção da postura, a melhora da capacidade respiratória, a ajuda na circulação sanguínea e a perda e controle do peso, pois cada aula queima entre 500 e 800 calorias.

Os movimentos complexos exigem raciocínio motor e melhoram a inteligência em outras áreas de conhecimento, possibilitando a conquista de novas habilidades.

Quem busca a prática como defesa pessoal também encontra eficiência e eficácia em suas técnicas, que possibilitam se proteger de qualquer tipo de inimigo. O praticante aprende algo muito além do confronto físico, que é a intuição e o discernimento diante uma situação de perigo. Isso permite ao lutador perceber a intenção do adversário, avaliar os riscos e tomar uma atitude correta e consciente.

Cada pessoa pode ter objetivos diferentes ao optar pela prática do karate-do, como melhorar a saúde, perder peso, aliviar o estresse, obter equilíbrio interior ou até dominar técnicas de defesa pessoal.

Ao atingir suas metas, as pessoas conquistam também autocontrole, autoconfiança, integridade e humildade, que são resultados do aproveitamento correto dos impulsos agressivos existentes em todas as pessoas.

Gostou das dicas de qualidade de vida? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
luta
técnica
emagrecimento
defesa pessoal

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ