Esporte

21/02/2015 08:21 - Atualizado em 10/12/2016 12:57

Judô tonifica o corpo e relaxa a mente: Conheça mais

Os movimentos do judô não são violentos e a prática é recomendada para todos os públicos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Considerada uma arte marcial mais suave, o judô é a atividade indicada para quem deseja começar a praticar exercícios que envolvam o contato. Conheça mais sobre essa luta que trabalha a disciplina e o condicionamento físico.

judo

Como funciona o judô?

Utilizando o próprio corpo e os movimentos do adversário em prol da vitória, o judoca deve envolver-se no corpo de seu competidor, tentando imobilizá-lo ao longo da partida. Ações como empurrões, chutes e socos são completamente proibidas, já que os movimentos não envolvem violência.

Buscando cair no chão sem se machucar, o indivíduo que pratica o judô aprende desde o primeiro dia como ele deve ficar no chão. Ao contrário do que muitos pensam, o objetivo é derrubar o adversário usando os próprios movimentos, sem lançar mão de força exagerada ou gestos bruscos.

Sem idade para começar, é importante apenas que a pessoa passe por exames médicos. A liberação por um profissional da saúde é importante para garantir a segurança durante as atividades. No caso dos mais velhos, os movimentos mais rápidos devem ser executados com cuidado.

Benefícios do judô

Melhora o condicionamento físico

Além de envolver movimentos aeróbicos, a atividade também garante o fortalecimento dos músculos das pernas, dos braços e do abdômen. Para quem procura emagrecer ou ficar com o corpo em dia, a atividade é mais que indicada.

Ajuda a ampliar o raciocínio

Pensando nos próximos movimentos do adversário, você acaba desenvolvendo a mente e se torna capaz de manter a calma nos momentos mais complicados. Com a concentação adquirida, você consegue focar somente nos movimentos, tentando entender quais serão as próximas manobras.

Traz a disciplina

Especialmente para os jovens, o judô ajuda na disciplina. O pequeno que aposta na atividade começa a ficar mais ligado em suas tarefas e enxerga a necessidade de cumpri-las completamente. Se o seu filho anda arredio e desobediente, converse com o instrutor e explique o que está acontecendo em sua casa. O esporte pode resolver o problema.

Queima calorias

Praticar judô por uma hora e meia garante a queima mais ou menos 800 calorias. Para quem está fazendo dieta para emagrecer, a atividade é extremamente benéfica. É importante lembrar que, para ter sucesso, você precisa se alimentar de forma completa antes e após os exercícios, para não passar mal.

Estimula o respeito

Diferentemente de outros tipos de luta, o judô traz em seus movimentos o respeito pelo adversário. Você consegue derrotá-lo, mas de forma nada violenta. Para os pequenos, a obediência às instruções do mestre ajuda a enxergar a importância do respeito pelos mais velhos.

Que tal praticar? Deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esporte
arte marcial
luta
disciplina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ