Esporte

29/07/2014 03:30 - Atualizado em 04/12/2016 02:16

Jogos de dança no videogame: Veja como incentivar seus filhos

Jogos de dança no videogame podem ser alternativa mais saudável de diversão digital.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um grande dilema dos tempos atuais é o entretenimento das crianças. Devido à insegurança das ruas e ao aperfeiçoamento dos meios digitais, elas praticam cada vez menos atividades ao ar livre e costumam passar suas tardes em casa. Para amenizar essa falta de exercício físico, que tal você incentivar seu filho a se divertir com jogos de dança no videogame?

Como funcionam os jogos de dança

Por meio de sensores de movimento, os videogames apresentam hoje possibilidades muito mais variadas do que somente o controle na mão e o conforto do sofá. Existem games de esportes que funcionam a partir de aparelhos que leem os movimentos do jogador, convertendo-os para a realidade virtual do jogo.

Jogos de dança
Videogames captam movimentos dos jogadores e os convertem em ações virtuais. Foto: Shutterstock

Dessa maneira, criou-se o nicho dos games saudáveis, entre os quais se destacam os jogos de dança, que permitem que a criança divirta-se com o dispositivo digital e exercite-se ao mesmo tempo. Os simuladores de dança são um eixo em particular ascensão, que ganha cada vez mais adeptos.

O título mais popular desse gênero, o Just Dance, da Ubisoft, por exemplo, já acumula várias edições, tendo sido o sétimo game mais vendido nos Estados Unidos no ano de 2010. Somando todas as versões, o Just Dance já ultrapassou mais de 25 milhões de cópias vendidas.

Benefícios dos jogos de dança no videogame

Exercitar-se com jogos de dança no videogame pode não ser tão bom quanto outros esportes ou exercícios cujo objetivo principal é o condicionamento físico, mas isso não quer dizer que ele não tenha benefícios.

Esse tipo de game pode ser bom até mesmo para adultos, auxiliando no emagrecimento por unir a diversão com a atividade física. Como há vários níveis de intensidade nos jogos, de acordo com o ritmo da música ou do esporte que o game simula, os resultados também são variáveis.

De qualquer maneira, o ideal é que esse tipo de brincadeira não substitua o exercício “de verdade”, e sim estimule o interesse da criança pela dança ou esporte real.

Consoles

Jogos de dança para Nintendo Wii

O game Just Dance é a série de maior sucesso nesse gênero para o console Nintendo Wii. A detecção dos movimentos é feita por meio do controle Wii Remote. O jogo possui uma variedade bem grande e eclética de músicas para serem dançadas, desde algumas mais antigas, que os adultos costumam gostar mais, até as que fazem sucesso hoje em dia.

Jogos de dança
O jogo Just Dance é apresentado na GamesCom, em Colônia, na Alemanha. Foto: Shutterstock
 
Jogos de dança para Xbox 360

O principal game de dança do Xbox 360 é o Dance Central, feito pelos mesmos criadores do grande sucesso Rock Band. Esse jogo inovou por dispensar o uso do controle remoto, já que utiliza o aparelho kinect, acessório desenvolvido pela Microsoft para reconhecer os movimentos do jogador. Ele tem a vantagem de detectar ações de todas as partes do corpo, podendo reproduzir exercícios mais complexos e exigindo uma maior movimentação da pessoa.

Jogos de dança
Jogadores se divertem com o Dance Central para Xbox360 na GamesCom, na Alemanha. Foto. Shutterstock

Jogos de dança para PS3

No console Playstation 3, uma das séries mais conhecidas é a Dance on Broadway. Esse jogo de dança estreou nos arcades, aqueles fliperamas de dança e evoluiu partiu para o Playstation com um enorme tapete no qual o jogador deve pisar nos locais corretos indicados por cada música, simulando a jogabilidade do fliperama. Mas não se preocupe: para jogar o Dance on Broadway hoje você não precisa desse tapete, e sim do Move, um equipamento semelhante ao Wii Remote.

Jogos de dança
No Dance on Broadway, do Playstation, jogadores sobem ao palco. Reprodução, YouTube

Interessou-se pelos jogos de dança para videogame? Então escolha um deles e faça a festa da criançada.

E aí, ficou interessado? Já conhecia? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum!

TAGS
dança
videogame
jogos de dança

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ