Esporte

04/04/2015 02:02 - Atualizado em 30/11/2016 02:09

Jogo de tênis melhora os reflexos e o condicionamento físico

Musculatura fortalecida e alto gasto calórico são alguns benefícios do esporte.

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Redação

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Se você está em busca de um exercício completo, que permita fortalecer a musculatura e detonar calorias, o jogo de tênis pode ser a opção ideal. Uma hora de treino permite queimar de 200kcal a 500kcal, dependendo da intensidade, além de tornear os músculos das pernas e dos braços.

Para quem não gosta de ficar horas nos aparelhos da academia, o tênis é uma alternativa saudável que melhora a agilidade dos reflexos e deixa o corpo em dia. Tudo é trabalhado, desde as pernas - que precisam ir de um lado ao outro - ao abdômen, que sustenta os braços e também precisa estar forte para as jogadas. Que tal começar a praticar?

jogo de tenis

Conheça os benefícios do jogo de tênis

Da perda de peso ao ganho muscular, o jogo de tênis torna braços, costas e ombros mais fortes. Pessoas muito magras, com dificuldades para tonificar a musculatura, encontram nesse esporte uma forma de ganhar músculos. Porém, é importante trabalhar a resistência física com caminhadas e corridas em concomitância com o tênis.

Os resultados, tanto para o jogo de tênis quanto para o corpo, são mais satisfatórios quando outras atividades também são praticadas. Exercícios aeróbicos, como esteira e bicicleta, deixam o corpo mais apto às partidas com a raquete. Enquanto essas atividades garantem a perda de peso, o tênis tonifica os músculos e desenvolve a massa magra.

O gasto calórico do tênis é alto, podendo chegar a 500kcal. No entanto, é preciso combiná-lo a uma boa dieta, repleta de vitaminas, nutrientes e proteínas para conseguir emagrecer jogando. Músculos ganhos e calorias perdidas à parte, o jogo também traz outros benefícios para a saúde.

Respiração e capacidade cardiovascular são revigoradas com o jogo de tênis. Ele reduz as probabilidades de infartos, ataques cardíacos e doenças vasculares. Também auxilia na prevenção de osteoporose e melhora o bem-estar mental e físico, combatendo estresse, depressão e ansiedade.

Jogo de tênis melhora capacidade motora

Os movimentos rápidos exigidos no jogo de tênis fazem dele uma excelente atividade para melhorar a coordenação motora e os reflexos. Sem contraindicações de faixa etária, ele pode ser feito em quadras específicas, com uso de raquetes e bola própria.

Mas é importante ter preparo físico. O esporte provoca altos gastos de energia, fazendo com que o praticante canse facilmente. Dores nos braços e nas pernas são comuns em quem não faz o aquecimento adequado.

A fim de prevenir lesões, é importante proteger as regiões dos joelhos e cotovelos, que causam dores intensas e tendinites se não forem estimulados antes e depois das partidas. Os músculos e articulações, principalmente do ombro, devem ser alongados para evitar machucados.

Antes de cada jogo, alimente-se com carboidratos para ter mais disposição. Desenvolva a velocidade dos pés para conseguir correr e a atingir a bola com mais rapidez. Ter um bom rendimento físico faz a diferença no tênis, principalmente considerando velocidade, resistência e capacidade de reação.

Braços e pernas fortes e flexíveis também dão vantagem ao atleta, por isso combinar musculação é o ideal. Exercite sempre a respiração e a capacidade física para ganhar resistência.

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