Esporte

02/09/2015 04:27 - Atualizado em 09/12/2016 02:09

Hurling: Conheça esse esporte irlandês

O jogo de campo tem influências de hóquei, rugby e lacrosse, sendo considerado um dos mais velozes do mundo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

De origem celta e irlandesa, o hurling é considerado o esporte de campo mais veloz do mundo. Praticado há mais de 3 mil anos, ele vem fazendo sucesso também em outros países do mundo todo, inclusive no Brasil.

Com regras semelhantes ao hóquei e ao rugby, o esporte exige resistência e condicionamento físico, devido à movimentação intensa e dinâmica durante a partida. Com isso, traz benefícios para os sistemas cardiovascular e respiratório, além de fortalecer os músculos e queimar muitas calorias.

hurling

Como funciona o hurling

O hurling é um esporte ágil e muito rápido, com uma mistura de regras e jogadas que lembram outros esportes, como hóquei, rugby e lacrosse. O objetivo do jogo é marcar um gol no time adversário usando um taco, chamado "hurley", acertando a bola, que é parecida com uma bolinha de tênis e chamada "sliotar". O gol é no formato da letra H, como no rugby.

A partida de hurling ocorre em dois tempos de 35 minutos, com um intervalo de 15 minutos entre eles. O time tem 15 jogadores, chamados de "hurlers": um no gol, seis na defesa, dois no meio-campo e seis no ataque. O taco tem entre 79 centímetros e um metro, sendo o do goleiro um pouco maior. A bola é feita de borracha e couro, tendo entre 69 e 72 milímetros e pesando entre 110 e 120 gramas.

Durante o jogo, a bola pode chegar a voar numa velocidade de até 150 quilômetros por hora. Se a bola passa por cima da barra do gol, vale um ponto. Quando passa por baixo, vale três pontos. O jogador pode segurar a bola com a mão, mas não pode andar mais de quatro passos com ela.

Saiba Mais
Futebol americano é atividade física de alta exigência
Punhobol: Conheça o futebol jogado com as mãos
Tchoukball pode ser jogado com equipes mistas

A bola pode ser rebatida com o taco, com a mão aberta ou com um chute. Não é permitido pegá-la diretamente do chão com as mãos, devendo-se usar o taco para isso. Uma vez que a bola estiver equilibrada no hurley, o jogador pode dar quantos passos quiser, inclusive atravessar o campo, se conseguir.

O hurling leva uma grande multidão de torcedores ao Croke Park, maior estádio da Irlanda, com capacidade para 82,3 mil pessoas. Os campeonatos entre os condados acontecem entre maio e setembro de cada ano.

Atualmente, o esporte tem se tornado popular também em outros países europeus e norte-americanos, além de fazer sucesso na Austrália, na Nova Zelândia, na África do Sul e na Argentina.

Benefícios e indicações do esporte

A prática de hurling pode trazer muitos benefícios para a saúde, tanto física quanto mental. Além do fortalecimento e da tonificação dos músculos, devido ao esforço e à movimentação de todo o corpo, a atividade também melhora a coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade. Ajuda até mesmo na perda de peso, pois promove grande queima calórica.

O jogo também proporciona ao praticante bem-estar, alívio do estresse e das tensões do dia a dia e socialização. Ainda, desenvolve o respeito pelos colegas e também pelos adversários, o que é muito importante para as crianças.

Qualquer um pode praticar, desde que respeite suas limitações físicas e também de habilidade. Esse é um esporte de muito contato e, por isso, pode ter jogadas mais violentas nas disputas de bola. É importante, então, utilizar equipamentos de proteção, como o capacete, por exemplo, que é indicado principalmente para os iniciantes e para os pequenos.

Que tal arriscar umas jogadas de hurling? Depois nos conte o que achou do esporte! E aproveite para conferir mais dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
Irlanda
rugby
hóquei
lacrosse

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ