Esporte

09/01/2015 03:07 - Atualizado em 09/12/2016 12:49

Handebol: Esporte cresce em popularidade no Brasil

Handebol queima muitas calorias e desenvolve a capacidade cardiorrespiratória.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Queimando cerca de 750 calorias por hora de treino, o handebol é um grande aliado da saúde. Ele melhora a circulação sanguínea, a capacidade cardiorrespiratória, a musculatura de todo o corpo e exige atividade de diversos músculos.

É preciso ter cuidado, porém, com a possibilidade de lesões fortes devido aos impactos e movimentos repetitivos. Além disso, esse esporte promove um aprimoramento da coordenação motora, traz benefícios psicossociais por ser uma prática coletiva e torna a mente mais rápida, ágil e objetiva.

Handebol

Como se joga o handebol?

São formadas duas equipes de sete jogadores cada, sendo um deles o goleiro. Os passes são feitos com a bola quicando, arremessando ou sendo recebida com as mãos. Somente é autorizado a defender a bola com os pés o jogador na goleira.

A bola oficial de handebol é feita em couro. A masculina mede entre 58 cm e 60 cm de diâmetro, enquanto a feminina tem entre 54 cm e 56 cm. Os limites da quadra ficam em 40 metros de comprimento por 20 metros de largura. O piso deve ser de madeira ou emborrachado. Cada partida é composta por dois tempos de 30 minutos e intervalo de 10 minutos.

Os movimentos podem ser feitos quicando (no drible), sempre utilizando a mão aberta. O jogador não pode segurar a bola por mais de três segundos ou dar mais de três passos enquanto ela estiver em suas mãos. O peito pode ser usado para interromper as jogadas do adversário, mas nunca as mãos ou os braços. O time marca um ponto quando a bola ultrapassa completamente a linha de gol.

Em geral, o handebol é praticado em salões ou ginásios, devido ao assoalho. Não é comum existirem quadras próprias para essa modalidade esportiva, mas a de futsal substitui essa precariedade. Além do salão, o esporte pode ser jogado na praia, mas com um formato mais recreativo.

Handebol no Brasil e no mundo

Com a colonização alemã, depois da Primeira Guerra Mundial, diversos imigrantes se estabeleceram na região sul devido às semelhanças do clima e do relevo. O handebol foi um dos esportes que esse povo introduziu no Brasil, junto com outros aspectos de sua cultura.

Em 1940, foi fundada a Federação Paulista de Handebol, devido à grande popularização do esporte nesse estado. No ano de 1954, foi oficializado o Handebol de Salão, instituído após o Primeiro Torneio Aberto de Handebol, que se realizou no Esporte Clube Pinheiros.

A modalidade praticada com sete jogadores em um espaço reduzido fez com que a Confederação Brasileira de Desportos (CDB), que reunia categorias de esportes amadores em nível nacional, criasse o Departamento de Handebol. A partir de então, foram organizados torneios e campeonatos no Brasil, abrangendo as categorias masculina e feminina.

O handebol foi finalmente difundido em todos os estados nacionais através de sua inclusão nos III Jogos Estudantis Brasileiros, realizados em Minas Gerais no inverno de 1971. Em 1972, já participavam nessa modalidade 10 equipes femininas e 12 masculinas. E em 1973, 16 times de mulheres e 20 de homens.

A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) teve sua fundação em 1º de junho de 1979, sendo sediada em São Paulo sob presidência de Jamil André.

Gosta das nossas dicas de esporte e atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
atividade física
esporte

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ