Esporte

27/02/2015 02:33 - Atualizado em 05/12/2016 09:54

Ganhe definição muscular com a prática do remo

O remo trabalha vários grupos musculares, proporcionando um ganho de massa mais rápido e eficaz.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O remo é considerado um dos esportes mais completos, pois, além de aumentar a massa muscular e definir o corpo, também traz benefícios para o funcionamento do organismo. A atividade é dinâmica e ajuda a aliviar o estresse, devido à prática ao livre e ao contato com a natureza. Quer deixar a saúde em dia? Veja como.

remo

Como funciona o remo

Quem gosta de esportes aquáticos e de velocidade vai adorar o remo. Em geral, é praticado em barcos estreitos e os atletas usam braços, tronco e pernas para se moverem o mais rápido possível. Pode ser em rios, lagoas, enseadas ou no mar, com barcos para uma, duas, quatro ou oito pessoas. Cada remador utiliza um ou dois remos, variando de acordo com a categoria.

O remo é completo porque proporciona um desenvolvimento físico geral, utilizando grande parte dos músculos do corpo. Ele não é praticado apenas por esportistas profissionais. Muitas pessoas procuram a atividade como lazer e para manter a boa forma. Como há diferentes categorias, pode ser adaptado de acordo com as necessidades e as limitações de cada um.

A prática é indicada para todas as pessoas, mas o acesso ao esporte pode ser mais difícil para quem não mora em cidades litorâneas. Porém, diversas academias já possuem um equipamento chamado remoergômetro, que simula os movimentos corporais da atividade e oferece todos os seus benefícios para a saúde.

Não existem contraindicações, mas é recomendado sempre procurar um médico antes de começar qualquer atividade física. O profissional fará uma avaliação para verificar se a pessoa possui alguma restrição ou limitação.

Benefícios do remo

Como o remo exige grande esforço físico, a definição muscular é completa e rápida. Remar não fortalece apenas os braços, mas trabalha cerca de 80% dos músculos do corpo, como pernas, glúteos, peito, costas e abdômen. Queima cerca de 600kcal por hora e ajuda na perda de peso e na eliminação de gorduras localizadas.

Também melhora a postura, desenvolve a resistência física, aumenta a flexibilidade e a coordenação motora e oferece baixo risco de lesões. Ainda, auxilia o funcionamento cardiovascular e do sistema respiratório, melhorando a capacidade de fôlego e prevenindo doenças do coração.

Além dos benefícios físicos, o remo pode proporcionar a melhora de outras habilidades básicas. Seja individualmente ou em equipe, a prática leva ao aumento da concentração, da coordenação, do equilíbrio, da disciplina, da confiança, da colaboração e do trabalho em equipe.

Como é praticado ao ar livre, permite um contato maior com a natureza, o que promove sensação de liberdade e bem-estar. Por isso, a atividade é uma ótima opção para aliviar a ansiedade e o estresse do dia a dia.

Gostou das dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E concorra agora a um smartphone Sony Xperia enviando um zap para o Vivo Mais Saudável. Adicione (21) 96702-5151 nos contatos do seu celular e responda: "Como um app pode ajudar você a ser mais saudável?". Saiba mais aqui.

TAGS
exercícios físicos
músculos
emagrecimento
coordenação motora

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ