Esporte

20/10/2015 02:46 - Atualizado em 05/12/2016 11:44

Futevôlei emagrece e diverte durante o verão

Esporte surgiu na década de 1960, quando o futebol era proibido nas areias cariocas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com o verão se aproximando, você já deve estar contando os dias para se jogar na areia da praia. É nessa época que o futevôlei faz ainda mais sucesso entre times de amigos, propondo um momento de bem-estar e diversão.

Além de descontraído, o esporte é uma ótima alternativa de atividade física para as férias, quando geralmente os treinos de academia são deixados em segundo plano. Conheça a origem e os benefícios do futevôlei e divirta-se!

rapazes jogando futevolei na praia

A descontração do futevôlei

Que o esporte oferece diversão e descontração entre amigos, não é novidade. O que muitos não sabem é que essa atividade surgiu com uma tentativa de burlar as regras.

Como não era permitido jogar futebol nas praias cariocas na década de 1960, um grupo de amigos resolveu utilizar a quadra de vôlei, delimitada e com rede, para uma pelada. Ao longo dos anos, novas regras foram surgindo e o esporte foi se popularizando, ultrapassando as fronteiras do Rio de Janeiro.

A modalidade é praticada com os membros inferiores, a cabeça, os ombros, o peito e as costas. As mãos e os braços não devem tocar na bola. O esporte é jogado em uma quadra similar à de vôlei de praia, com nove metros de largura por 18 metros de comprimento. A rede que divide o espaço tem 2,2 metros de altura.

Segundo as regras, cada equipe pode tocar até três vezes na bola, sendo que nenhum jogador deve dar dois toques seguidos. Também inspiradas no vôlei, as partidas são disputadas em sets de 18 pontos. As equipes podem ser formadas por duplas, trios e quartetos. É normal ver times mistos nas praias brasileiras, também.

Além de trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio e a flexibilidade, o futevôlei proporciona queima de calorias e fortalecimento muscular e ósseo. Agora você não tem mais desculpa para o sedentarismo nas férias, não é mesmo?

Saiba Mais
Vôlei feminino é opção para queimar calorias
Veja como realizar um treino funcional na praia
Esportes de praia: 8 opções para perder calorias

3 cuidados ao praticar futevôlei

1. Use filtro solar

Quem pratica esportes na praia precisa estar atento à exposição solar. Portanto, aplique o protetor antes da partida. Caso resolva dar um mergulho no mar durante o intervalo, ou se você suar bastante, lembre-se de reaplicar o produto antes de recomeçar.

2. Hidrate-se

O suor durante o jogo e o sol constante são a receita ideal para a desidratação. Por isso, a garrafa de água deve estar sempre por perto. Hidrate-se não apenas nos intervalos entre sets, mas também durante a partida.

3. Respeite o horário

Mesmo que você utilize filtro solar, escolha horários em que o sol não esteja tão forte. Prefira marcar jogos para antes das 9 horas ou após as 17 horas. Se a praia for iluminada e segura, vale até topar uma partida noturna.

Que tal se divertir e manter a saúde em dia com o futevôlei? Já experimentou o esporte alguma vez? Compartilhe sua experiência nos comentários! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
vôlei de praia
esporte de praia
queimar calorias
verão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ