Esporte

26/03/2015 12:14 - Atualizado em 07/12/2016 08:00

Futebol feminino: Arrase no campo e fique em forma

A prática do futebol é uma maneira dinâmica e divertida de controlar o peso e definir a musculatura.

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Redação

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O futebol feminino é cada vez mais comum e procurado pelas mulheres por ser uma atividade dinâmica, divertida e que ajuda a manter a boa forma. O esporte melhora o funcionamento do organismo e o condicionamento físico. Os resultados podem ser percebidos principalmente na musculatura das pernas, que ficam mais definidas e bonitas.

A atividade exige alguns cuidados para evitar complicações, como dores ou lesões. Com um acompanhamento profissional e a prática de forma correta, é possível conquistar um corpo definido e melhorar a qualidade de vida.

futebol feminino

Benefícios do futebol feminino

O esporte exige preparo físico e resistência, pois é uma atividade intensa de velocidade e de explosão física. Por esses motivos, melhora o condicionamento, aumenta a força muscular e contribui para a capacidade respiratória.

Jogar futebol feminino trabalha principalmente os membros inferiores, como coxa e panturrilha, mas o tronco também é fortalecido. As costas, o abdômen e a lombar ficam mais definidos, juntamente com os glúteos, que conquistam uma aparência mais firme e sem as indesejadas celulites.

A prática regular da atividade ajuda na perda e no controle do peso, pois proporciona a diminuição da gordura corporal, queimando entre 500kcal e 700kcal para cada uma hora de jogo. Além disso, auxilia no ganho de massa muscular e no aumento da densidade óssea.

Ainda, melhora a resistência cardiovascular, reduzindo os riscos de doenças cardíacas. Controla a pressão arterial, estimula a circulação sanguínea e melhora a flexibilidade, a coordenação motora, a mobilidade articular, os reflexos, a agilidade e a concentração.

O jogo também favorece o trabalho dos sistemas digestivo, imunológico, nervoso, endócrino e respiratório.

Cuidados com o jogo

O futebol feminino é capaz de eliminar o estresse e a ansiedade, proporcionando relaxamento e sensação de bem-estar. Também alivia sintomas da TPM e oferece a oportunidade de socialização e interação com outras pessoas, pois é um esporte coletivo.

Mas, como toda atividade física, alguns cuidados são necessários para praticar o futebol feminino. Antes de começar, é indicado fazer uma avaliação física e de saúde para verificar quais são as melhores condições e as limitações para praticar o esporte com segurança. Além disso, manter uma alimentação saudável e o corpo hidratado é fundamental.

Fazer outras atividades físicas para complementar o treinamento também é importante. Musculação e corrida, por exemplo, ajudam a adquirir mais força, resistência e potência muscular, melhorando o rendimento no futebol. Alongamentos e aquecimentos antes e depois dos jogos também são indispensáveis.

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Futebol feminino no Brasil

Apesar da popularidade do esporte no Brasil, o futebol feminino ainda busca o seu espaço no país. A atividade ainda não é tão valorizada e incentivada quanto a modalidade masculina, mas, mesmo assim, uma brasileira já foi eleita cinco vezes a melhor jogadora de futebol do mundo. Marta é um exemplo de que as mulheres também podem, e devem, praticar o esporte.

O Ministério do Esporte do Brasil está estruturando o futebol feminino, possibilitando competições como Copa Libertadores da América e Campeonato Brasileiro também para essa modalidade. O ministério busca fortalecer a formação de base da categoria e investir na realização de campeonatos escolares para desenvolver o esporte e incentivar à prática.

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futebol
condicionamento físico
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resistência

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