Esporte

11/08/2014 09:00 - Atualizado em 29/11/2016 03:22

Futebol ensina às crianças conceitos para a vida toda

Futebol ensina a ter espírito de equipe e a persistir em busca dos objetivos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não é novidade para ninguém que o futebol é o mais popular entre os esportes em nosso país. É só ouvir o barulho de uma bola batendo no chão, que começam a surgir crianças de todos os lugares para participar da brincadeira.

Desde que os filhos nascem, boa parte dos pais já começa a imaginar a criança jogando futebol, indo ao estádio e torcendo junto com ele pelo seu time. Além de ser uma atividade física importante, o esporte pode ser um grande aprendizado para seu filho. Conheça alguns conceitos que o futebol ensina para as crianças.

5 coisas que o futebol ensina para crianças

Confira abaixo:

Ter espírito de equipe

Trabalhar em equipe é um dos conceitos que o futebol ensina para seu filho. Em um time, pessoas aprendem a se ajudar em busca de um ideal, a vitória. Cada um faz a sua parte, enquanto uns defendem, outros atacam. Todos são importantes em uma equipe de futebol. Para que o mais talentoso se destaque, é necessário que o time todo dê a ele o apoio necessário para que isso ocorra.

Futebol ensina
Futebol é uma atividade muito benéfica para crianças. Foto: Shutterstock

Aceitar as regras do jogo

No jogo de futebol existe um árbitro que é responsável por fazer com que as regras do jogo sejam cumpridas. Quem não se adequar à disciplina regida por ele tem que se retirar de campo. O futebol ensina para seu filho algo que ele vai vivenciar durante a vida inteira. Na escola, no ambiente de trabalho e até mesmo em um círculo de amizade existem algumas regras que devem ser respeitadas para que todos possam conviver da melhor forma, sem que a ordem seja prejudicada.

Resistir e persistir

Por mais que um jogo seja difícil e o adversário pareça muito forte, o futebol ensina a lutar até o final do jogo com força e determinação. Os jogadores enfrentam o cansaço físico e o desgaste mental em busca da vitória. Na vida, isso também ocorre. Não é fácil encarar os problemas do cotidiano, mas a persistência e a vontade de vencer devem estar sempre presentes.

Aprender a perder

Na vida nem sempre as coisas acontecem da maneira que a gente deseja. O futebol ensina a lidar com o fracasso e a levantar a cabeça para tirar dele um aprendizado para melhorar. É normal que seu filho chore após perder uma partida de futebol. É importante que você explique para ele que ele deve fazer a derrota um trampolim para alavancar uma reação. A vida é recheada de pequenos fracassos e é importante para as crianças que elas entendam a dimensão deles para superá-los.

Fazer escolhas

Praticamente todos os meninos têm desde muito jovens o sonho de se tornar um grande craque de futebol. Para isso, usam roupas e cortes de cabelo semelhantes ao de seus ídolos. Porém o caminho para chegar a ser um profissional é longo e árduo. O futebol ensina que as escolhas são muito importantes e que se for tomado um rumo é preciso ter persistência para chegar a um objetivo.

Leia também:

Os benefícios da yoga para crianças

Atividades físicas são essenciais na infância

Jogos de dança no videogame: Como incentivar as crianças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ