Esporte

23/03/2015 11:37 - Atualizado em 03/12/2016 03:51

Futebol de salão traz benefícios para adultos e crianças

A prática do futebol de salão melhora o condicionamento físico e fortalece os músculos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Também conhecido como futsal, o futebol de salão é um dos esportes mais praticados no Brasil. Por ser semelhante ao futebol de campo, ele conquista cada vez mais adeptos, independentemente de sexo ou idade. Muitas vezes, torna-se até mais acessível, devido à prática ser com menos jogadores e em quadras fechadas.

Além de fazer sucesso pela dinâmica de jogo e pelo histórico popular do esporte no país, o futsal também proporciona diversos benefícios para a saúde. A prática é indicada tanto para adultos quanto para crianças, melhorando o condicionamento físico e ajudando na conquista de mais qualidade de vida.

futebol de salao

Benefícios do futebol de salão para a saúde

Com a prática regular do futebol de salão, as pessoas percebem ganho de força física e resistência cardiovascular e muscular. O esporte fortalece várias partes do corpo, como panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdômen. Também ajuda a manter a forma e promove uma melhoria na coordenação motora, no equilíbrio, na agilidade e no reflexo rápido.

Como qualquer outra atividade, é preciso buscar orientação médica antes de começar. Com uma avaliação física e de saúde, o profissional pode indicar o melhor tipo de exercício físico e a maneira correta que ele deve ser praticado. Dicas de preparação e alimentação também podem ser consultadas com o profissional.

O cuidado com as lesões é uma precaução, principalmente as dos membros inferiores, como problemas no joelho e nos tornozelos. Para ajudar nessa tarefa, o aquecimento e o alongamento são essenciais. Escolher um tênis adequado para futebol de salão também evita complicações e até mesmo ajuda a melhorar o rendimento do esportista.

No caso das pessoas chamadas de atletas de final de semana, que jogam esporadicamente, é indicado aproveitar os outros dias para realizar treinos de força e atividades aeróbicas como complemento. Isso evita lesões e contusões mais frequentes, que são causadas pela falta de preparação e de condicionamento físico.

Saiba mais sobre o futebol de salão

O futebol de salão surgiu no Uruguai, no século XX, como uma variação do futebol de campo. Possui estruturas e algumas regras semelhantes, mas a quadra é fechada e o chão deve ser uma superfície lisa, em vez de gramado. O jogo é disputado por duas equipes, cada uma com cinco jogadores: goleiro, fixo, ala esquerdo, ala direito e pivô.

As regras do futsal são semelhantes às do futebol de campo. A partida tem 40 minutos de duração, sendo dividida em dois tempos de 20 minutos. O jogo é supervisionado por um árbitro e não é permitido o uso das mãos para condução da bola, com exceção dos goleiros.

Muitas vezes, o futebol de salão exige mais habilidades que o futebol de campo. Como a quadra é menor, o jogador precisa realizar dribles curtos e rápidos, tendo maior domínio da bola. Exige também passadas curtas que dependem de maior esforço muscular, enquanto as passadas longas típicas do futebol de campo precisam de mais resistência.

Gostou das dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
futebol
esporte coletivo
condicionamento físico
futsal

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ