Esporte

17/12/2014 12:39 - Atualizado em 23/11/2016 08:42

Futebol de areia é opção divertida de esporte na praia

O futebol de areia está entre os esportes preferidos dos homens que não se arriscam no mar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Há quem diga que o Brasil está perdendo o posto de país do futebol. Quando o assunto é futebol de areia, no entanto, nossa hegemonia está longe de ser derrubada: são 13 títulos mundiais em 17 edições da Copa do Mundo. Muito praticado no litoral brasileiro, o esporte é uma opção divertida para aproveitar o verão.

Sucesso do futebol de areia está na simplicidade

Uma das grandes razões para a popularidade do esporte na costa brasileira está na paixão dos brasileiros por futebol e nas facilidades para praticá-lo. É comum ver a garotada jogando em espaços limitados, com goleiras formadas até mesmo por chinelos.

futebol de areia

O único desafio é encontrar um espaço de areia livre para a prática, onde os outros banhistas não sejam incomodados. Locais destinados ao esporte, com goleiras específicas, sinalização e redes, tendem a ser disputados por homens, adolescentes e meninos.

Uma alternativa para a concorrência é a formação dos chamados “times de fora”: um prazo é estipulado para o término da partida - gols ou minutos. Assim, todos têm a chance de jogar. Quem vencer, fica na quadra.

Atenção à saúde durante a prática

Se você se animou e está pensando em praticar o esporte, não esqueça dos cuidados com a saúde. Não é porque a atividade é divertida que as preocupações devem ser deixadas de lado. A principal recomendação é não esquecer do protetor solar e evitar o período entre as 10h e 16h, quando o sol é mais forte.

A areia fofa pode favorecer entorses no tornozelo, por isso, se você tem histórico de lesões, não esqueça da tornozeleira. A hidratação também é importante durante a partida, pois a dificuldade para se movimentar exige mais do jogador, provocando um desgaste considerável.

Regras do futebol de areia são específicas

futebol de areiaAlgumas regras específicas diferem o futebol de areia praticado de forma oficial do futebol de campo.

As principais dizem respeito às dimensões da quadra, ao número de jogadores e ao tempo de jogo: são 40 centímetros de profundidade para a areia, 37 metros de comprimento e 28 de largura. A partida é dividida em três tempos de 12 minutos e cada equipe tem cinco jogadores.

Além disso, a goleira é menor do que a do futebol de campo. Outra diferença fundamental para a dinâmica do jogo é o fato de o goleiro poder pegar bolas recuadas pelos jogadores da própria equipe com as mãos.

Por fim, todas as faltas devem ser cobradas pelos jogadores que as sofreram e não é permitido a ninguém ficar na frente da bola no momento da cobrança.

Como esporte oficial, o futebol de areia não é uma modalidade olímpica, mas tem competições regulares. A FIFA organiza o campeonato mundial. Em 17 edições, apenas quatro seleções conquistaram o título: o Brasil tem 13 troféus, e a Rússia, dois. Portugal e França venceram uma vez.

Que tal aproveitar o seu verão na praia com uma disputa de futebol de areia? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esportes
verão
praia
exercícios

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ