Esporte

03/12/2014 06:29 - Atualizado em 30/11/2016 10:59

Frescobol é opção de atividade divertida para o verão

Frescobol pode ser praticado em clima descontraído na beira da praia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Férias, verão, sol, calor, praia e amigos. Considerado por muitos o melhor período do ano, o verão favorece a diversão. Entre as opções para aproveitar a praia, entrar em contato com a natureza e ainda se divertir com os amigos, está o frescobol. Entenda o que é preciso para praticar, como funcionam as regras e quais as vantagens do esporte.

frescobol

Uma bolinha e duas raquetes

Talvez a popularidade do frescobol esteja relacionada à simplicidade e à facilidade para praticar: não é necessária nenhuma estrutura específica ou roupa especial. Duas pessoas interessadas, duas raquetes e uma bolinha já são suficientes para começar a jogar. No entanto, vale a pena ficar atento a alguns detalhes:

Raquete

A raquete de frescobol deve ser confeccionada preferencialmente com madeira ou algum material sintético, como a fibra, para evitar a oxidação característica do litoral. A estrutura pode ser oca (mais leve) ou maciça (mais pesada).

Mulheres e crianças podem preferir raquetes vazadas com furos, pois esses modelos sofrem menos resistência do ar, facilitando a execução dos movimentos. Se você pretende praticar o esporte com seriedade, escolha uma raquete com antiderrapante para aumentar a precisão.

Bola

Não há mistério, a bola deve ser confeccionada com borracha lisa, assumindo um formato esférico. Impermeável e despressurizada, o ideal é que pese em torno de 40g. A escolha da cor cabe a cada praticante.

Traje

Por ser realizado na beira da praia, o traje ideal é o mesmo das areias: sunga, calção, biquíni ou maiô. Esqueça os tênis; ficar descalço é a melhor pedida. Se for praticado em locais distantes da praia, shorts e camisetas leves são indicados.

Local

No momento de escolher onde praticar, é preciso considerar alguns detalhes. Se você está iniciando, deixar a bola cair vai ser inevitável. Para evitar constrangimentos e discussões, procure um local isolado, onde as chances de incomodar outros banhistas sejam reduzidas. Algumas praias, principalmente no Rio de Janeiro, contam com estruturas pensadas especificamente para o jogo, com redes para proteger a bolinha.

Frescobol é esporte recreativo

No frescobol, você não tem um adversário, e sim um parceiro. A ideia não é vencer um oponente, mas jogar em busca de um mesmo ideal: não deixar a bola cair. Essa condição acaba favorecendo a amizade e a interação entre os jogadores.

No início, pode ser difícil executar mais do que quatro ou cinco lances, mantendo a bola no ar por um tempo razoável, mas, com o tempo, o desempenho tende a melhorar. Se você tiver um parceiro fixo de jogo, é bacana acompanhar o desenvolvimento da dupla em si, desafiando-se mutuamente a jogar cada vez mais rápido e a manter a bola no ar por mais tempo.

Existem 4 modalidades de frescobol

Embora seja pensando especificamente para diversão e recreação, o esporte também conta com campeonatos. Nesse caso, as duplas competem entre si, de forma indireta: o desempenho é analisado individualmente, por juízes específicos, e a dupla vencedora é definida com base nas notas.

As quatro modalidades são:

- Livre: o objetivo é manter a bola em movimento aéreo pelo maior tempo possível

- Veloz: a dupla deve rebater a bola o maior número de vezes que conseguir, dentro do tempo determinado

- Radical: a bola deve ser mantida aérea durante todo o tempo, e os atletas preisam aplicar diferentes técnicas para atacar

- Especialistas: a dupla elege o especialista em ataque e o especialista em defesa. A partir daí, os juízes avaliam o desempenho de cada um individualmente.

Gosta das nossas dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esporte
praia
verão
atividade física

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ