Esporte

18/02/2015 07:45 - Atualizado em 30/11/2016 09:20

Fisioterapia esportiva ajuda na recuperação de atletas

A fisioterapia esportiva é uma especialidade que visa à recuperação rápida e integral.

POR

Redação

  • +A
  • -A

No dia 19 de janeiro é comemorado o Dia do Esportista, aquele que desafia os limites do corpo em busca de seus objetivos. Para isso, mais que bom condicionamento físico, é necessário ter disciplina e empenho.

fisioterapia esportiva

Para alcançar metas, os atletas se submetem a uma rotina pesada de treinos, o que expõe seus corpos a muita pressão. Sobrecarga postural, repetição de movimentos e aplicação de força excessiva são comuns. É aí que podem ocorrer as tão temidas lesões.

Nesses casos, a fisioterapia esportiva é uma aliada. Trata-se de uma área da fisioterapia que garante resultados funcionais. Como o esportista não pode ficar parado por longos períodos, os profissionais da área realizam tratamentos intensos, que visam à recuperação rápida e total de problemas físicos.

O que é a fisioterapia esportiva?

A fisioterapia esportiva é focada na reabilitação e na prevenção de lesões de atletas, tanto amadores quanto profissionais. É direcionada, também, a qualquer outro paciente que busque uma forma segura para a prática de exercícios físicos.

Para que tenha sucesso, o tratamento é montado com o objetivo de atender às necessidades do paciente, abordando suas deficiências específicas e considerando suas demandas funcionais. Assim, trabalham-se as áreas do corpo mais exigidas pelo esporte praticado.

O retorno à rotina de exercícios deve ser gradual. Apenas quando o paciente estiver apto fisiologicamente é que ele pode retomar os treinos pesados. Ainda assim, a meta é fazer com que a pessoa esteja 100% recuperada o quanto antes.

Objetivos da fisioterapia esportiva

Um dos principais objetivos da fisioterapia esportiva é reabilitar, com segurança e no menor tempo possível, atletas contundidos. Mas esse não é o único benefício dessa especialidade.

Ela também atua na prevenção de lesões, pois fortalece o sistema músculo-esquelético para a prática de exercícios e garante que a pessoa não apresente sintomas ou corra riscos por esforço excessivo. Com a melhora do sistema músculo-esquelético, a prática evita as ações degenerativas naturais do envelhecimento, o que traz maior qualidade de vida.

Em caso de problemas, a fisioterapia esportiva prepara o paciente para retomar suas atividades rotineiras, avaliando-o de maneira funcional para saber se ele está apto a retornar ao esporte.

Quando e para quem é indicada a fisioterapia esportiva

Pessoas de qualquer idade que tenham sofrido alguma lesão e pretendam praticar exercícios são potenciais pacientes para a fisioterapia esportiva. A especialidade também é indicada para quem deseja começar no esporte, mas apresenta restrições físicas e precisa de cuidados especiais.

outros casos específicos em que a fisioterapia esportiva também é indicada. Confira:

- Tratamento de disfunções traumato-ortopédicas e reumáticas

- Pós-operatórios

- Lombalgias

- Lesões musculares e ligamentares

- Lesões de cartilagem

- Hérnias

- Fraturas

- Tendinopatias

- Instabilidades articulares

- Processos degenerativos, como a artrose.

Aprendeu mais sobre fisioterapia esportiva? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
fisioterapia
recuperação
lesões
esportes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ