Esporte

24/07/2014 05:30 - Atualizado em 06/12/2016 04:35

Férias de julho com saúde: Veja atividades físicas para praticar com as crianças

Não deixe seu filho assistindo TV nas férias de julho.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando chegam as férias de julho, aproxima-se também uma preocupação para os pais: o que fazer com os filhos no tempo livre sem que eles deixem de se movimentar e praticar atividades físicas. Por isso, vamos dar algumas ideias de exercícios em família para esse período.

Férias de julho com atividade física

Diante de toda a tecnologia presente hoje em dia, não é fácil levar as crianças a praticarem atividades físicas regularmente, principalmente nas férias, quando estão longe da rotina escolar. Com isso, o sedentarismo infantil está cada vez mais presente, podendo causar sérios problemas de saúde, como obesidade e hipertensão.

Foto: Shutterstock

Assim, é importante que, mesmo nas férias de julho, período de dias mais frios, as crianças continuem realizando atividades físicas e não apenas assistindo TV ou jogando videogame.

A movimentação é essencial não apenas para a saúde e para o desenvolvimento físico dos pequenos, mas também para estimular os sentidos e as habilidades. É comprovado que as atividades físicas - sejam elas individuais ou coletivas, culturais ou de lazer - contribuem para o desenvolvimento de potencialidades do ser humano, como por exemplo, a coordenação, o equilíbrio, a força, a agilidade, o raciocínio e o senso de colaboração e trabalho em equipe.

Dicas para as férias de julho

Algumas dicas do que fazer nas férias de julho com as crianças podem ajudar você e até inspirar programas em família. Essas atividades podem ser realizadas ao ar livre, no pátio de casa, em clubes, praças ou praques. Se forem estimuladas desde cedo, servirão para nortear a jornada dos pequenos e prevenir o sedentarismo em toda a sua vida.

Futebol e brincadeiras com bola

Esta é uma ótima opção tanto para meninos quanto para meninas, pois a maioria das crianças adora jogar bola. Fazer “goleirinhas” e montar times para tentar marcar gols ou então passar a bola uns para os outros com os pés ou com as mãos são diversão garantida. 

Jogos de dança

Jogos que envolvem dança também são divertidos e fazem as crianças mexer todas as partes do corpo. É uma opção para dias chuvosos ou frios nas férias de julho, em que não seja possível ir para a rua, pois pode ser realizada dentro de casa e até mesmo com jogos de videogames que capturam os movimentos.

Pular corda

Esta brincadeira passa por gerações, mas nunca perde a graça. Com diversas cantigas e formas de saltar, pular corda é simples e pode ser feito com qualquer número de crianças participando. Além da diversão garantida, é um dos mais completos melhores exercícios aeróbicos.

Caminhadas e corridas

Especial para dias com sol e temperatura agradável, as brincadeiras de corrida e caminhadas são ótimas escolhas. Você pode levar as crianças para o parque ou praça, onde elas terão mais espaço para correr e brincar de pega-pega, por exemplo. Se você tem um cachorro de estimação, levar ele para fazer uma caminhada com as crianças é uma opção mais calma.  

Essas são apenas algumas ideias. Existem diversas atividades físicas que você pode fazer com as crianças durante as férias de julho. Use a criatividade à vontade para inventar novas brincadeiras e jogos - a única regra é a diversão com saúde.

E aí, gostou das dicas? Então deixe seu comentário no nosso fórum.

TAGS
exercício físico
férias infantis
exercício ao ar livre

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ