Esporte

27/11/2014 09:22 - Atualizado em 07/12/2016 04:20

Esportes radicais: Confira 6 opções e onde praticar

Paraquedismo e mountain bike estão entre as dicas de esportes radicais para o verão.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Durante o ano, você ficou preso à cidade e aos compromissos do dia a dia, numa rotina desgastante e estressante. Orçamento apertado, problemas familiares, no trabalho e na escola são alguns dos fatores que contribuem para elevar o nível do estresse. Com a chegada do verão, no entanto, surge a vontade de sair em férias, desbravar a natureza e aproveitar o que a vida tem de melhor. Se você se identificou, confira algumas dicas de esportes radicais para aproveitar o clima ameno e os dias ensolarados.

Está em forma? Faça o teste do Condicionamento Físico para saber

6 dicas de esportes radicais para o verão

1. Bungee Jump

Nesse esporte, a adrenalina consiste em pular de locais muito altos, geralmente pontes, preso pela cintura a uma espécie de corda elástica de alta resistência. Sabe-se que a sensação de queda livre é uma das maiores emoções possíveis de serem alcançadas, mas não são todos que se aventuram nesse esporte. É preciso coragem para saltar centenas de metros acima de um rio em direção ao que seria uma morte inevitável, se não fosse a presença da corda. Torna-se essencial, portanto, procurar equipes especializadas e equipamentos de resistência assegurada.

esportes-radicais

2. Rapel

No rapel, o praticante desce paredões, abismos ou cachoeiras com o auxílio de cordas. Existem basicamente três modalidades: positiva (com o apoio dos pés), negativa (sem apoio) e fracionada (a descida é dividida em trechos para encontrar o melhor trajeto).

3. Rafting

O rafting é um dos esportes radicais mais populares pela possibilidade de ser realizado em grupos de amigos. Que tal reunir a galera para um acampamento, com possibilidade de descer uma correnteza em botes infláveis? Geralmente, esporte é praticado com seis remadores e um instrutor para comandar. Não há melhor época do que o verão.

4. Paraquedismo

Se você curte estar nas alturas e está em busca de uma adrenalina aliada a paisagens deslumbrantes, talvez a melhor opção seja o paraquedismo. Nesse esporte, o praticante salta sozinho ou acompanhado por um guia, geralmente de aeronaves em movimento. Dependendo da altura, a queda livre pode durar vários segundos, até chegar o ponto em que o paraquedas é aberto. Dias ensolarados são ideais. Se possível, procure regiões com belo relevo natural para aumentar ainda mais o deslumbramento.

5. Trekking

Apesar do nome complicado, trata-se de um dos esportes radicais mais praticados no Brasil, pela baixa exigência de recursos financeiros e pela ampla variedade de opções. O esporte consiste em desbravar trilhas que contornam montanhas, florestas e riachos. Praticar o esporte à noite é mais emocionante, embora seja menos deslumbrante. Em geral, as trilhas levam a locais pouco explorados e de uma beleza diferenciada.

6. Mountain bike

É semelhante ao trekking, mas exige muio mais destreza do praticante, pois o trajeto é feito com bicicletas apropriadas. Dependendo do percurso, as bikes atingem velocidades surpreendentes, considerando o fato de que o esporte é praticado em meio a densas florestas. O exercício é indicado para quem tem familiaridade com bicicletas e não teme quedas. O uso de equipamentos de proteção é obrigatório.

Esportes radicais exigem cuidados

Não custa lembrar: antes de sair pelo mundo em busca de adrenalina, procure o acompanhamento de profissionais capacitados e especializados. A ideia de fazer as coisas por si mesmo pode ser romântica, proporcionando sensação de liberdade, mas é arriscada, principalmente quando se fala em esportes radicais.

Em alguns casos, erros de procedimento podem colocar em risco a sua vida. Entenda que atividades radicais envolvem riscos controlados, não esqueça dos equipamentos de proteção e, se possível, esteja sempre acompanhado.

Já pensando em como e onde começar? 

Confira locais ideais no Brasil para a prática de Esportes Radicias

Gosta das nossas dicas de atividades físicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esportes
atividade física
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ