Esporte

06/10/2015 08:49 - Atualizado em 25/11/2016 12:44

Esportes de aventura garantem fortes emoções

A endorfina causa sensação de relaxamento e melhora o humor.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você está sempre em busca de novas emoções, provavelmente já se jogou em alguns esportes de aventura. No fundo do mar ou em matas encobertas, as modalidades garantem condicionamento físico com uma dose extra de adrenalina.

4 esportes de aventura

A prática de atividades físicas libera endorfinas, neurotransmissores responsáveis por controlar emoções e gerar relaxamento. Isso ajuda a melhorar o humor e até a aumentar a resistência física.

Se você está estressado com a rotina de trabalho e procurar uma maneira de liberar energias, conheça quatro esportes de aventura que podem ser praticados com segurança em todo o Brasil.

esportes de aventura rapel

1. Rapel

O rapel consiste na descida de grandes paredões de pedra. A atividade garante o fortalecimento dos músculos da região superior, desenvolvendo força, elasticidade, equilíbrio e coordenação motora do corpo.

Quando executado com todos os equipamentos de segurança, não há grandes riscos. É necessário o uso de mosquetão, freio, capacete, luvas, cadeirinha e corda. O esporte é comum em áreas verdes, como florestas e montanhas.

esportes de aventura mergulho

Mergulho

Quer conhecer o fundo do mar? O mergulho é a dica! Praticado em praias, rios, lagos e cavernas, o esporte deve ser realizado com o controle de um instrutor. Para apostar na aventura solitária, é necessário ter experiência e cursos especializados.

Dependendo da modalidade, o mergulho é realizado com cilindro de ar comprimido - no caso de águas profundas - ou snorkel - para lugares mais rasos. Por envolver o trabalho muscular das regiões superior e inferior, a atividade garante o fortalecimento dos músculos das costas, das pernas, dos braços e dos ombros.

esportes de aventura paraquedismo

Paraquedismo

É pura adrenalina! O paraquedismo para inciantes é praticado num salto duplo, com a supervisão de um instrutor. A avião sobe a uma altura de quase 4 mil metros. Após o pulo, a queda livre dura 45 segundos e acontece a uma velocidade de 220 quilômetros por hora. Depois, o paraquedas é acionado.

Para descobrir o esporte, é necessário agendar um horário numa escola especializada. Fique de olho na procedência do local escolhido. A média de preço para um salto duplo é de R$ 300.

esportes de aventura trilha

Trilha

Não demanda muitos gastos e é bem divertida. A trilha é um dos esportes de aventura mais fáceis de praticar. Separe seu tênis mais resistente, roupas que protejam todos os membros do corpo e água. Aplique protetor solar e repelente para insetos. Então, basta se jogar na mata!

Existem diferentes níveis de dificuldade para trilhas. Iniciantes devem começar pelas mais leves e estar acompanhados durante o percurso. Como na mata fechada nem sempre há sinal de celular, o jeito é avisar outras pessoas sobre o trajeto escolhido. Em caso de emergência, o socorro poderá ser acionado rapidamente.

Saiba Mais
Aventure-se no motociclismo: Saiba mais sobre esse esporte
Trekking, esporte de aventura que fortalece ossos e músculos
Viajar sozinho tem vantagens: Confira dicas para se aventurar

Cuidados com os esportes de aventura

Ao optar por esportes de aventura, a segurança vem sempre em primeiro lugar. Escolha locais de fácil acesso e com a supervisão de instrutores. Leve o seu celular e avise amigos e familiares sobre a prática.

Beba água constantemente, alimente-se de maneira saudável e não esqueça de aplicar protetor solar. Se possível, leve um kit de primeiros socorros. Observe, ainda, todos os itens de segurança que a modalidade exige, evitando, assim, que você passe por apuros.

Qual desses esportes de aventura parece o mais emocionante? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
natureza
esportes radicais
segurança
condicionamento físico

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ