Esporte

09/06/2014 09:00 - Atualizado em 10/12/2016 12:45

Escolinha de futebol: veja 5 razões para matricular seu filho

Escolinha de futebol oferece socialização, exercício físico e aprendizado.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O futebol é uma das maiores paixões do brasileiro. Todo mundo tem o seu time de coração, além da seleção brasileira. Mas muita gente não se contenta apenas em assistir ao esporte pela televisão e arrisca alguns passos com a bola em campos e quadras espalhados por todo o país. Para as crianças, essa é uma prática muito saudável e altamente recomendável. Se você tem medo que seu filho vá jogar bola no campinho do bairro, receando a falta de segurança, uma ótima pedida é matriculá-lo em uma escolinha de futebol.

Benefícios da escolinha de futebol

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

A partir dos cinco anos de idade, a maioria das crianças já está preparada para começar seus passos no esporte nacional em uma escolinha de futebol. Os pequenos costumam apresentar rápida adaptação e, conforme o tempo passa, vão melhorando sua habilidade, fôlego e coordenação. É natural que o talento dos atletas comece a ser percebido após a matrícula em uma instituição que lhes cobra regularidade, comprometimento e dedicação. Tudo, claro, entremeado por brincadeiras com os coleguinhas.

O futebol também é um importante meio de canalizar a energia da criança, diminuindo a probabilidade de ela desenvolver comportamentos violentos. Além de fomentar a atividade física para o resto da vida, a prática do esporte para garotos e garotas constitui-se de bom meio de desenvolver nos pequenos uma série de aptidões sociais. Muitas vezes, crianças tímidas conseguem se comunicar melhor em grupos mais próximos, que podem ser formados a partir da escolinha de futebol.

5 motivos para matricular seu filho na escolinha de futebol

Confira abaixo os benefícios do futebol no cotidiano das crianças:

1) Saúde

Não são poucas as vantagens em termos de saúde do organismo que o futebol proporciona. Jogando futebol, a criança aumenta a potência muscular das pernas; aumenta a densidade óssea femural; incrementa o nível de testosterona, que faz com que se forme mais tecido muscular; oxigena o sangue; reduz o risco de depressão e melhora a função cardiovascular.

2) Sociabilização

Jogar futebol é uma ótima maneira do seu filho interagir com outras crianças. Esportes coletivos combatem a introversão e são uma boa oportunidade do pequeno aprender a trabalhar em equipe. O menino (ou menina, claro!) que gosta de jogar bola está sempre arranjando um jeito de convidar os amigos para jogarem junto, e depois da partida comentam as jogadas que aconteceram.

3) Responsabilidade

O esporte é diversão, mas matricular o filho em uma escolinha de futebol também ensina a ter disciplina, afinal trata-se de um jogo com regras a serem seguidas. Se ele faz uma falta desleal, por exemplo, é punido com cartão, o que o ensina a não repetir o ato. O jogo em equipe também é uma responsabilidade, pois ninguém ganha ou perde sozinho.

4) Inteligência

O futebol aprimora a coordenação motora da criança, e não apenas isso. O jovem aprende a ter uma visão periférica e planejar cada jogada rapidamente, estimulando diversas partes do cérebro. Também é possível desenvolver a capacidade de liderança perante os demais jogadores do seu time, que devem atuar em conjunto para a obtenção de um resultado: a vitória.

5) Diversão

Não esqueçamos que esse é, talvez, o fator mais importante. São poucas as crianças que não gostam de praticar esportes e, para falar a verdade, adultos também. O futebol é a paixão nacional dos brasileiros, e todos conhecem as suas regras. É fácil arranjar companheiros para a sua prática, que, quando exercitada com regularidade, deixa a criança muito mais feliz.

Se você possui um filho que já fez a escolinha de futebol, ou conhece alguma criança que já fez deixe aqui seu comentário e conte-nos sobre sua experiência. 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ