Esporte

27/11/2015 12:37 - Atualizado em 07/12/2016 06:06

Escolha os tipos de skate mais divertidos para você

De acordo com a modalidade, o skate pode garantir mais estabilidade, velocidade ou eficiência nas manobras.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O esporte surgiu na Califórnia, nos Estados Unidos, na década de 1960. Hoje, já se espalhou por todo o mundo e ganhou popularidade entre adultos e crianças. Existem diversas modalidades e tipos de skate, cada um indicado para uma prática diferente.

Para escolher o modelo certo, é preciso ter atenção a alguns detalhes. Assim, além da diversão e da adrenalina proporcionadas pela prática, andar de skate também traz benefícios para a saúde física e mental.

loira segurando longboard, um dos tipos de skate

Principais tipos de skate

O termo “skate” significa tábua de patins e, logo que surgiu, ele era basicamente isso mesmo: uma plataforma de madeira sobre quatro rodinhas. Com o passar do tempo e a evolução do esporte, o equipamento foi sendo adaptado e ganhando novas estruturas de acordo com a modalidade, fosse para garantir mais estabilidade, velocidade, maciez ou eficiência nas curvas.

Skate tradicional

Dos principais tipos de skate, o mais tradicional possui comprimento entre 29 polegadas (73,7 centímetros) e 33 polegadas (83,8 centímetros). É indicado para andar em ruas asfaltadas e para manobras nas pistas.

Possui shape, a prancha em que se apoia os pés, e os trucks, que são as peças que fixam as rodas na tábua e garantem o desempenho nas curvas. Além disso, é nele também que se encaixa o amortecedor, que ameniza os impactos na hora de saltar e realizar manobras.

Longboards

Esses tipos de skate variam bastante, mas a principal característica é que o shape e as rodas são maiores, perdendo um pouco na agilidade dos movimentos, mas ganhando na estabilidade. São indicados para aqueles que querem surfar no asfalto, sem fazer manobras, e também para quem ainda está aprendendo e não tem muita familiaridade com o esporte.

Saiba Mais
Rapel: Saiba como praticar esse esporte de aventura
Conheça o snowboard, esporte radical praticado na neve
Wakeboard é alternativa esportiva para o seu verão

Waveboard

Já o waveboard é um dos tipos de skate mais diferentes. O shape é mais largo nas extremidades e bem fino no meio, além de ter apenas duas rodinhas, em vez de quatro. Essas peculiaridades modificam também o jeito de andar, não precisando colocar o pé no chão para impulsionar o skate. Basta fazer movimentos com o corpo como se o atleta estivesse surfando para se equilibrar e andar.

Long Speed

Esse modelo é o contrário do waveboard, pois possui as extremidades mais estreitas e o meio mais largo. É usado para descer grandes ladeiras, possuindo mais estabilidade e rapidez, o que permite alcançar grandes velocidades. Também é bom para percursos longos, pois é bastante ágil e requer menos esforço nas remadas.

infográfico tipos de skate

Benefícios do esporte

Homens e mulheres de todas as idades são adeptos do esporte não só pela experiência de diversão e adrenalina, mas também pelos benefícios oferecidos. Andar de skate combina atividades aeróbicas e anaeróbicas, fortalecendo e tonificando a musculatura, além de melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora.

Também proporciona alto gasto calórico, devido aos movimentos feitos para pegar impulso. Andar de skate por uma hora queima cerca de 500 calorias.

Como os membros inferiores são os mais exigidos durante o exercício, dando impulsos para sair do lugar e exercendo força para se equilibrar em cima da prancha, o trabalho dos músculos da coxa e da panturrilha é intenso. Além disso, o abdômen também é requisitado durante toda a prática para que seja possível manter o equilíbrio.

Outra vantagem do esporte é que qualquer um pode praticar, desde crianças até idosos. O único cuidado deve ser com a segurança. Caso você queira se aventurar, escolha os tipos de skate certos para cada local, utilize equipamentos de segurança e respeite as limitações físicas e também técnicas, pois é preciso muito treino para conquistar habilidade em cima do shape.

Aprendeu a diferença entre os modelos de skate? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
longboard
skateboard
andar de skate
skatista

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ