Esporte

06/08/2014 09:00 - Atualizado em 06/12/2016 09:00

Escolha do esporte para crianças deve respeitar a fase da infância

Opções de esporte para crianças variam de acordo com a idade dos seus filhos.

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Redação

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Praticar esportes faz bem para o corpo e para a mente em qualquer estágio da vida. Mas, na infância, cada fase conta com uma atividade mais adequada para a idade dos pequenos. Saber qual é o melhor esporte para crianças, portanto, depende muito de quantos anos o seu filho ou filha tem.

O bom é que existem muitas opções para as crianças se divertirem, deixarem o sedentarismo de lado e ainda terem a chance de buscar uma carreira esportiva caso gostem do que façam.

esporte para crianças
Natação é uma das melhores opções de esporte para crianças. Foto: Shutterstock

Mas atenção: nada de exigir resultados dos pequenos enquanto fazem atividades apenas por lazer. Afinal, a ideia é fazer uma atividade que seja prazerosa, e não algo que cause tumultos na vida infantil.

A opção por entrar em competições deve acontecer apenas se a criança tiver interesse nisso, e sabendo que neste caso haverá cobrança. Se não for este o seu caso, aproveite o melhor que o esporte para crianças pode trazer em uma relação entre pais e filhos.

Qual esporte para criança é o mais indicado para o meu filho?

A escolha da atividade esportiva deve ser tomada em conjunto com as crianças. E existem diversas variáveis para saber qual o esporte para crianças indicado em cada caso. Crianças mais tímidas, por exemplo, podem aproveitar mais um esporte em equipe, para ajudar na socialização com outros.

Esportes para crianças
Vôlei é esporte coletivo que pode facilitar socialização das crianças. Foto: Shutterstock

Já para crianças mais preguiçosas, um esporte individual pode dar senso de responsabilidade sobre as suas ações. Hoje em dia, não há mais distinção entre esportes para meninos e para meninas: se a sua filha quiser jogar futebol ou o seu filho fazer ginástica, o incentivo de casa fará muito bem aos pequenos.

Esporte para crianças: os melhores para cada idade

Conforme a idade:

Entre 2 e 5 anos: natação

Os benefícios da natação são imensos em todas as fases da vida, e na primeira infância eles são potencializados. Ela ajuda a desenvolver o sistema respiratório e a melhorar o desenvolvimento motor, o equilíbrio e a postura, além da resistência física e a disciplina.

E, por não ter regras, é fácil de ser praticado pelas crianças – basta entrar na água e sair nadando, afinal. O ideal, em termos de carga horária, fica entre três e quatro horas por semana. Além disso, atividades lúdicas como andar de triciclo ou bicicleta, e jogar bola (apenas chutando, sem compromisso) também ajudarão os filhos.

Esportes para criançasEntre 5 e 7 anos: atividades mais complexas

A partir dessa idade, as crianças já têm condições de compreender regras e regulamentos de diferentes esportes, e podem realizar atividades mais complexas. Elas também podem realizar diferentes modalidades, para saber do que realmente gostam.

O ideal é fazer com que seu filho faça uma atividade individual e uma coletiva, o que ajudaria na socialização e na coordenação específica de diferentes esportes – por exemplo, fazendo uma arte marcial, como o judô, e um esporte para crianças em equipe, como o futebol. Natação e ginástica também são recomendados.

A partir dos 7 anos: esportes em equipe

Dependerá muito do que a criança desejar. Se ela tiver interesse em um esporte de forma competitiva, deve entender que terá mudanças na sua vida com relação a isso. Da mesma forma, o ideal é que ela escolha um esporte para crianças como modalidade preferida, para praticá-lo com frequência. Mas também pode experimentar atividades novas, condizentes com a sua idade e a sua compleição física.

Para crianças coordenadas e ágeis, os tradicionais futebol, basquete, vôlei e handebol são boas opções. Eles trabalham com diferentes características e ainda ajudam no aspecto psicológico, ensinando a criança a trabalhar em equipe e a conviver com diferentes personalidades, além de saber lidar com vitórias e derrotas.

Esportes para crianças
Futebol é um exercício completo que trabalha diversas aptidões. Foto: Shutterstock 

Crianças inquietas podem aprender a utilizar isso em momentos decisivos com esportes como o atletismo ou a natação. Se a ideia for desenvolver a disciplina, atividades como o judô (em que nem sempre o mais forte vence), o tênis ou a ginástica ajudam a ensinar a criança a lidar com diferentes sensações por conta própria. E, se o seu filho for mais forte, pode praticar atividades como o rugby ou até mesmo o boxe - com as devidas adequações para a idade, claro.

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