Carla Nunes

ESPECIALIDADE

Educação Física

Nutrição Esportiva

ONDE ATENDE

Rio de Janeiro

  • (21) 9886-82421

Carla Nunes

Apresentação

Uma profissional multidisciplinar e antenada no que a ciência e a tecnologia podem contribuir para a melhora constante da saúde e boa forma. Com dicas e orientações para cuidados com o corpo, a mente e o bem-estar individual, Carla Nunes desconstroi modismos e apresenta o que realmente pode auxiliar na sua qualidade de vida e no seu desempenho físico.

O que Trata

Qualidade de vida e boa forma.

Formação Acadêmica

Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com Pós Graduação em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho.

Cargos e Títulos

Personal trainer há 27 anos com atuação em programas de condicionamento físico em domicílios, ginásios e academias (Rio de Janeiro Country Club, Jockey Clube Brasileiro, Equipe 1 Academia, Clube de Regatas do Flamengo); Criadora do Programa Autonomous - Personal Spa (Movimento, Gastronomia Funcional Real e Identidade).

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

Esporte

30/10/2015 06:00 - Atualizado em 29/11/2016 04:53

Entrando em forma em 3,2,1... Veja cinco dicas importantes para fazer da forma correta

Milagres não existem, e por isso, qual a melhor maneira de começar para poder emagrecer com saúde? A personal trainer Carla Nunes explica.

POR

Carla Nunes

  • +A
  • -A

Está na hora de entrar em forma, certo?! Mas por onde eu começo? Para entrarmos num ritmo de emagrecimento é preciso lidar saber como fazer e qual tipo de profissional pode auxiliá-lo da forma correta. Veja cinco dicas importantes para sua vida:


1. Milagres

Não acredite neles. Seu corpo é uma linha de montagem, uma máquina que, como outras inventadas pelo homem, necessita sim de cuidados diários, combustível correto (alimento), movimento (máquinas emperram, nosso corpo também), manutenção (toda máquina passa por desgastes), revisões físicas, clínicas, nutricionais e até psicossociais. Esqueçam a sedução barata dos milk shakes emagrecedores, das cintas modeladoras/corretoras, das pulseiras magnéticas. Para ilustrar com um exemplo, gordura corporal não é “queimada” ou “derretida”, ela é substrato energético em forma de reserva para ser convertida dentro das células para produção de movimento, além de outras funções que dependem de sua (você) colaboração ativa. Olha o profissional de educação física aí, gente!

2. Blogueiro fitness?

Há muitos colegas que bradam sobre o assunto: “blogueiros não entendem de treino!”. A maioria que vejo por aí, não. Não cair na armadilha é fundamental: invariavelmente o que é postado foi feito para o blogueiro, o que não significa que são habilitados para prescreverem treinos/dietas aos seus seguidores. Treino e alimentação são individualizados! O que é bom para mim, provavelmente não é bom para você. A essa altura digo que sim, há profissionais competentes, com formação acadêmica que lidam com o público através da rede, difundindo conhecimento e estimulando bons hábitos, mas de acordo com a ética, estes jamais deixarão de lembrá-lo que o caminho certo é procurar a orientação de um profissional habilitado. E o educador segue exercendo o seu papel.

3. Propaganda é a alma do negócio, mas não da saúde

A regra aqui é não misturar alhos com bugalhos: hoje algumas marcas são divulgadas e (mal) entendidas como métodos. Elas utilizam métodos e princípios do Treinamento Esportivo como conteúdo e assim são consumidas (sim, como mercadoria visando lucro). Cuidado! Tem valor quando ministradas por profissionais com formação acadêmica, o alerta é importante à medida em que muitas chegam para você oriundas de outros países onde apenas um curso rápido de “capacitação” é feito. Você já cogitou passar por alguma intervenção cirúrgica através de mãos “capacitadas” por um curso de alguns breves meses?

4. Defina o que é importante para sua saúde

Aquele futebol com os amigos, a trilha de final de semana com o grupo, o frescobol na praia, o biquíni, a sunga diante da gata pretendida, a imagem no espelho, a disposição para ajudar a turma em algum mutirão, cuidar de sua família, brincar com os filhos, dançar até o dia amanhecer? Para tudo seu corpo precisa estar funcional. Sem tempo porque a vida está corrida? Já lhe digo que hoje isso não é mais desculpa: a Ciência acompanhou o rumo e o ritmo do mundo e comprova a eficácia de métodos de treinamento onde o tempo é reduzido porque lançam mão de variáveis como a intensidade e frequência para otimizar os resultados para o praticante, ou seja, não há mais a velha desculpa da falta de tempo. Tempo ninguém tem, mas quem quer, cria. Atenção: somente o profissional habilitado poderá prescrever as atividades, ou o seu caminho poderá ser desviado para o lado errado, considere o aviso!

5. O que há por trás da habilitação profissional?

Possuir um diploma não é uma garantia plena para o exercício competente da profissão, tendo em vista a velocidade com a qual a Ciência e as tecnologias de Saúde evoluem e a necessidade do profissional em acompanhá-las é imprescindível, além de boas doses de bom-senso, sensibilidade e olhar atento de quem exerce o ofício, mas possuir a habilitação profissional já é ponto de partida para que você saiba que está contratando uma pessoa que minimamente passou por processos de seleção e formação acadêmica que permitem atendimento adequado às suas necessidades. Somente um profissional com esses requisitos poderá atender a todas as situações citadas por mim, neste texto. 

Saiba Mais
Maratona é atividade de alta exigência física
Confira dicas de atividade física para crianças
Consiga o máximo de desempenho na atividade física que você pratica

Voltando ao tema “O Milagre da Boa Forma”, sigo desejando presenciar o dia em que você entenderá que o mesmo só acontece quando você entender que a chave se encontra em uma palavra: ADESÃO. Aderir a uma rotina mínima de exercícios e deixar de perder seu tempo com “atalhos” disfarçados em forma de promessas rápidas. Se a sua necessidade de algo a ser  realizado por você falar mais alto, conte com o profissional de educação física. Porque de máquina humana ele entende. Ele será capaz de fazer essa Ferrari que o universo criou andar por aí em potência máxima!


Bom treino!

Gostou das dicas da Carla Nunes? Deixe seu comentário.

Vivo Mais Saudável.

Informação que faz bem.

TAGS
musculação
atividade física
personal trainer

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também