Esporte

23/06/2014 09:00 - Atualizado em 03/12/2016 02:27

É tempo de São João! Veja 9 brincadeiras de festa junina

Brincadeiras de festa junina fazem a alegria da criançada.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As festas juninas não envolvem apenas comidas e bebidas típicas, mas uma série de brincadeiras especiais para a celebração de São João. Entre as brincadeiras de festa junina, estão atividades com música, dança, teatro - sempre com muita diversão.

Brincadeiras de festa junina

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Estes momentos lúdicos divertem crianças e adultos e servem para integrar pessoas de todas as idades. Confira abaixo as brincadeiras de festa junina mais tradicionais da Festa de São João: 

Conheça 9 brincadeiras de festa junina

Casamento caipira

É uma das mais conhecidas brincadeiras de festa junina, chamada também de "casório matuto" ou "casamento na roça". A atividade cria um falso casamento, envolvendo muitas brincadeiras. A história tem como enredo geralmente a gravidez da noiva antes do casamento e a obrigação do enlace matrimonial imposta pelos seus pais. Ele tenta fugir, mas é impedido pelo delegado e seus soldados, que o arrastam ao altar e vigiam a cerimônia. Depois do casamento, inicia-se a quadrilha.

Quadrilha

Homens e mulheres dançam de braços dados, e um casal é escolhido para fazer os passos que devem ser seguidos. Os passos mais usuais são o balancê (os casais dançam juntos balançando em seus lugares) e o cumprimento (filas em que de frente, homens e mulheres se aproximam até se encontrarem e se cumprimentam).

Correio elegante

É a entrega de mensagens durante a festa através de bilhetes. Cartões são escritos por uma pessoa e entregues por outra. Trata-se de boa oportunidade para o princípio do flerte ou para a brincadeira descontraída entre amigos.

Cadeia

Escolha um local isolado ou cercado por cadeiras para ser a cadeia. Convide alguns amigos para tomarem conta do lugar. Durante a festa, os convidados podem indicar as pessoas que devem ser presas. O preso vai até a cadeia e mostra uma habilidade para ser solto, que pode ser cantar, recitar, dançar, fazer uma imitação etc.

Corrida do milho

Duas linhas paralelas e distantes são desenhadas no chão e atrás de uma das linhas, coloca-se uma bacia com grãos de milho. E atrás da outra linha, os participantes são reunidos aos pares, e um deles segura uma colher e o outro um copo descartável. Dado um sinal, os participantes com a colher correm até a bacia, enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada. Lá, colocam o milho no copo que seu parceiro está segurando. Vence a dupla que primeiro encher o copinho com milho.

Bingo

A brincadeira acontece com o combinado de que os participantes coloquem um valor simbólico em dinheiro para cada cartela, ou ofereçam um prêmio para quem preencher primeiro uma cartela. Também é importante ter uma pessoa animada para gritar os números. 

Jogo das argolas

Encha com água garrafas plásticas de refrigerante, e depois amarre no chão com pelo menos um palmo de distância entre elas. Promova uma linha de arremesso em torno de 1,5 metros de distância, e cada participante deverá receber argolas para as tentativas de acerto. Vence quem acertar o gargalo das garrafas com o maior número de argolas.

Boca do Palhaço

O jogador arremessa a bolinha cinco vezes seguidas, e cada vez que o jogador encaixar a bolinha na boca do palhaço, marcará pontos. Vence o jogador que conseguir colocar mais bolinhas dentro da boca do palhaço. 

Pescaria 

Também uma das brincadeiras de festa junina é composta por peixes que podem ser recortados em cartolina colorida. Faça um pequeno recorte e prenda um clipe na boca de cada peixe. Depois, amarre um barbante em cada vara de pescar, e amarre outro clipe aberto na lateral. Deixe o clipe no formato de gancho, como um anzol. Os convidados podem pescar os peixes numa grande bacia com areia, e o vencedor será quem pescar mais.

Gostou do artigo ? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ