Esporte

24/09/2015 06:00 - Atualizado em 17/11/2016 09:47

É hora de se mexer! Conheça a campanha Move Brasil que ajuda você a sair do sedentarismo

Com uma programação extensa até o dia 27 de setembro, a Move Brasil deve levar 600 mil pessoas até o final do evento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O sedentarismo não está com nada, mas como combater? Para colocar a prática do exercício físico na sua programação, ocorre até o dia 27 a Semana Move Brasil, projeto criado pelo Sesc em parceria com o Ministério do Esporte, Associação Cristã de Moços, Atletas para Cidadania, Autoridade Pública Olímpica e Associação Internacional de Esporte e Cultura para combater o sedentarismo. O projeto com grande relevância no Brasil, pode ser comparadas às internacionais Now We Move, Designed to Move e Let´s Move, difundidas com o mesmo ideal, ampliar o número de adeptos à prática regular de esportes e atividades físicas.

Calcule o número de calorias que você deve consumir

Entre as modalidades estão corrida, futebol e até skate. A programação diversificada é composta por aulas abertas, vivências, oficinas, bate-papos, apresentações esportivas, passeios ciclísticos e muito mais. “A campanha acredita que a reunião de iniciativas e projetos com a mesma finalidade dá mais força à propagação da mensagem do esporte como algo importante a todas as pessoas”, conta a coordenadora executiva, Ana Paula Feitosa.


Como funciona?

A plataforma é aberta para qualquer pessoa, e conta com um movedor, ou seja, instituições, empresas e pessoas que se identificam e se tornam parceiros com o mesmo objetivo realizando ações conjuntas relacionadas ao esporte e atividades físicas. “Nossa avaliação é bastante positiva, podemos começar pelos movedores, eram 07 em 2013, e hoje somos 38 instituições engajadas, promovendo o esporte e a atividade física, dando acesso à população”, explica Ana Paula.

Desde o dia 19 de setembro, a Semana Move Brasil reúne cerca de 5500 atividades por todo o país, com um público esperado em 600 mil participantes, quase o dobro do ano passado. “Em 2013, foram realizadas aproximadamente 500 atividades, resultando em aproximadamente 100.000 participantes. Em 2014 foram 3.348 atividades e chegamos a 368.444 participantes”, diz Ana, que se dedicou a mais três projetos semelhantes em 2015. “No mês da mulher estimulamos que elas gravassem vídeos falando sobre a importância do esporte em suas vidas, tivemos também o Meu Desafio Esportivo e o Eu Me Movo.”

 

Dados sobre o sedentarismo

De acordo com a pesquisa Diesporte publicada pelo Ministério do Esporte em junho deste ano:

- 45,9% dos brasileiros são sedentários, ou seja, não praticam nenhum esporte ou atividade física pelo menos três vezes por semana, sendo 41,2% homens e 50,4% mulheres. Dentre os inativos, 80,4% reconhecem os problemas da falta de esportes e atividades físicas para a saúde;

- 69,9% responderam que falta tempo para o esporte na rotina, enquanto 6,1% alegam falta de motivação e 7% afirmam ter preguiça. Segundo a pesquisa, quase 90% dos brasileiros deixam a prática esportiva até os 34 anos;

- 61,6% da população pratica em instalações esportivas, enquanto 33,3% das pessoas fazem em espaços públicos ou privados e 5,1% em sua casa ou condomínio.

Você está participando da Semana Move Brasil? Então deixe seu comentário. 

E fique ligado com as nossas notícias pela fanpage do Vivo Mais Saudável.

TAGS
Move Brasil
como sair do sedentarismo
exercícios físicos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ