Esporte

03/04/2016 03:00 - Atualizado em 08/12/2016 07:48

Domine as técnicas da sinuca e desafie seus amigos

Jogo tem diversas modalidades oficiais e uma certamente combina com você.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Snooker, bilhar, pool, sinuca. Apesar de tudo parecer o mesmo esporte, tratam-se de modalidades diferentes e com regras distintas. Todas elas são reconhecidas pela Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca (CBBS), entidade responsável por organizar os torneios oficiais do jogo de taco.

Cabe ressaltar que todas as modalidades derivam do chamado Bilhar Francês. Com tantas opções, fica até difícil escolher qual praticar. Conheça, então, um pouquinho de cada uma e veja qual combina mais com você. Depois, é só desafiar os amigos para uma partida!

casal joga sinuca

Sinuca, snooker e pool

Na sinuca, as partidas são disputadas por dois ou mais jogadores usando uma bola branca e sete coloridas. Chamada no jargão de “tacadeira”, a primeira deve ser usada para encaçapar as demais. O objetivo desse jogo é fazer uma a uma das bolas, em ordem crescente. Conforme o participante vai acertando, sua jogada continua até que ele erre. Quando isso acontecer, a vez passa para o adversário.

No snooker, também conhecido como snooker inglês, há um sistema de pontuação diferente, conforme explica Ricardo Inocêncio, idealizador da maior casa de sinuca do Brasil, o Atlanta Snooker Bar. “O jogo é praticado com 15 bolas vermelhas, que equivalem a um ponto cada, uma bola branca, que é utilizada para encaçapar as demais, além de outras seis cores, com diferentes pontuações”, define.

Vence o jogador que, ao fim da partida, conseguiu atingir mais pontos. A modalidade tinha certo preconceito no país, mas, aos poucos, tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil.

Já o poolmodalidade norte-americana também chamada de Bola 8, é o mais praticado no território nacional. No jogo, 16 bolas são dispostas na mesa, uma branca e outras 15 coloridas numeradas. A partida transcorre de acordo com a primeira bola encaçapada. Se ela tiver o valor de 1 a 7, o participante fica responsável pelas bolas de menor valor e o adversário, as de maior (de 9 a 15).

Para vencer, devem-se encaçapar todas as sete bolas, independentemente da ordem. A bola 8 deve ser a última. Se ela for feita antes, o jogo acaba e o oponente é declarado o vencedor.

pontuação da sinuca

Truques e técnicas

Qual modalidade parece a mais interessante? Seja na sinuca, no snooker ou no pool, Inocêncio diz que, para começar a jogar, é necessário ter boa coordenação motora, mas a prática do esporte ajuda as pessoas a adquirirem esse pré-requisito com o tempo.

Ainda assim, é claro, sempre há truques que podem ajudar você a dominar a sinuca mais rapidamente. Confira três dicas.

Postura

A distância correta da mão de apoio é de um palmo da bola branca. Seu braço deve permanecer reto - somente o que move é o antebraço. A cabeça é outro ponto importante. Ao realizar o movimento anterior à tacada, tente colar o queixo no taco para melhorar a mira.

Taco

Se possível, opte por um modelo menor, mais leve e mais fino, por ser mais fácil de manusear. O importante é escolher um com o qual você se sinta confortável e que fique bem firme em suas mãos.

Giz

Responsável por polir a superfície da ponta do taco, o giz permite uma tacada mais certeira. Sua ausência pode gerar irregularidades, causando assim algum efeito inesperado na jogada.

Curtiu as dicas? Então chame a galera para uma partida e ponha seu conhecimento à prova! Depois nos conte como foi. E não se esqueça, é claro, de conferir outras novidades de bem-estar e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
snooker
pool
bilhar
regras

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ