Esporte

09/09/2014 10:00 - Atualizado em 07/11/2016 08:37

Divertido e saudável, stand up surf conquista mais adeptos

Stand up surf pode melhorar a coordenação motora e ainda emagrecer.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Stand up surf é uma ótima opção para quem quer se exercitar sem frequentar uma academia. 

Também conhecido como stand up paddle, a modalidade stand up surf vem conquistando as praias do mundo todo. Excelente para a coordenação motora e o equilíbrio, a atividade é realizada principalmente no verão.

stand-up-surf

O stand Up surf acaba se tornando uma ótima opção de atividade física para quem não tem interesse ou não gosta de frequentar uma academia ou está enjoado dos exercícios tradicionais. A atividade se resume na missão de ficar em pé em cima de uma prancha específica para o esporte, sem cair, promovendo a locomoção com um remo.

Uma das principais diferenças em relação ao surfe é que, logo de início, a pessoa já pode realizar a atividade. Embora leve tempo e dedicação para aprimorar as habilidades,  já é possível começar ficando em pé na prancha. Esse é um detalhe que tem motivado as pessoas a começar a praticar o esporte.

O limite de idade recomendada para que as pessoas comecem a praticar o exercício é entre 5 e 60 anos. Normalmente, pessoas com mais ou menos idade apresentam alguma dificuldade para manter o equilíbrio.

Lembrando que, no caso das crianças, é importante ter sempre um adulto junto, para evitar qualquer possibilidade de afogamento. O ideal é que a criança use sempre o colete salva-vidas.

Benefícios do stand up surf

Ficar se equilibrando de forma constante sob a água, não é uma tarefa fácil. É necessário contrair boa parte dos músculos da perna e do abdômen para que não acaba caindo. Toda essa força acaba fazendo com que se queime muitas calorias. A coordenação motora para conseguir manter o equilíbrio é outro fator muito exigido e aprimorado com o esporte.

Uma parte do corpo que é altamente beneficiada pelo stand up paddle é o tornozelo. Exige-se muita força e equilíbrio e é ali que ocorre a tensão muscular. E como nesse esporte não tem nenhum contato físico, a atividade simplesmente funciona como um ótimo reforço muscular.

Dicas para praticar o stand up surf

- Tenha cuidado ao cair

Perder o equilíbrio e cair na água é natural. Porém existem técnicas para evitar que você acabe se machucando. Se notar que vai cair, se jogue e cuide para não afundar muito, principalmente em locais que você desconheça se tem pedras ao fundo.

- Preze pela segurança

Principalmente no início, é importante estar mais atento a segurança. Para não correr riscos, use um colete salva-vidas bem fininho, específico para a prática desse esporte.

- Comece com o simples

Antes de querer encarar o mar agitado, treine em rios e locais de água parada. Será melhor para que você comece pegando a técnica.

- Mantenha a postura

Um detalhe importante é que para a prática do Stand Up Surf é preciso manter uma postura em cima da prancha. O ideal é deixar os pés separados e quando estiver remando, não inclinar o corpo para frente. Apenas deve-se dobrar os joelhos e se agachar levemente, mantendo o tronco ereto.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Stand Up Surf, já pode começar a praticar. Aproveite que o verão está chegando e prepare-se para algumas quedas na água.

Gostou da matéria? Comente o que achou! Quer mais? Curta a página do Vivo Mais Saudável no Facebook.

TAGS
atividade física
saúde
perda de peso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ