Esporte

19/02/2016 10:00 - Atualizado em 03/01/2017 03:56

Dia do Esportista: Entenda a importância de se exercitar

Meia hora de atividades diárias reflete positivamente na saúde do corpo.

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Redação

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O Dia do Esportista, celebrado em 19 de fevereiro, relembra os importantes benefícios do hábito de praticar atividades físicas. De maneira profissional ou apenas como opção de lazer, movimentar-se é uma forma de manter o corpo saudável.

Esporte é tudo aquilo que mantém o corpo ativo. A comemoração, assim, visa não só a parabenizar quem vive disso, mas também a reforçar a importância da prática.

atletas comemoram dia do esportista

Dia do Esportista: Benefícios do movimento

A prática de esportes é um hábito positivo para melhorar a saúde do organismo e prevenir diversas doenças. Abaixo, você confere algumas das vantagens de ser um atleta, mesmo que amador.

Coração forte

Os exercícios físicos proporcionam melhor circulação sanguínea, o que contribui para o controle da pressão arterial e para a redução da frequência cardíaca de repouso. Além disso, são um importante aliado na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol alto e obesidade.

Respiração adequada

O esporte ajuda na melhora da capacidade pulmonar, na resistência respiratória e no fortalecimento dos músculos da região. Dessa forma, o atleta acaba ficando menos propenso a desenvolver problemas respiratórios.

Emagrecimento

Esportistas também desfrutam de mais resistência, força e definição muscular. Ainda, as atividades ajudam na queima de gordura, promovendo o emagrecimento.

Melhora cerebral

Não são apenas os músculos que saem beneficiados pela prática de atividades físicas. Ao se movimentar, a pessoa melhora o funcionamento do sistema nervoso central, potencializando a produção de neurônios nas regiões associadas à aprendizagem e à memória. As chances de o atleta sofrer com ansiedade, depressão, estresse ou insônia também diminuem.

Bem-estar

Cerca de 30 minutos de atividade física já são suficientes para o corpo liberar neurotransmissores conhecidos pela sensação de bem-estar. Ficar mais relaxado colabora para a autoconfiança e a autoestima.

Avaliação e acompanhamento

A recomendação é praticar, pelo menos, 30 minutos de atividades físicas, cinco vezes por semana. Você pode apostar numa partida de futebol ou numa caminhada pelo parque, por exemplo. Para sua segurança, porém, é importante fazer uma avaliação médica antes de começar a prática de quaisquer exercícios, certificando-se de que o organismo está apto para as atividades.

Dependendo da modalidade escolhida, também é necessário obter acompanhamento de um profissional. Um educador físico ou um fisioterapeuta poderá lhe orientar sobre movimentos corretos, hábitos saudáveis e uma rotina segura para o seu dia a dia.

Descanso e alimentação saudável também devem estar presentes na rotina do esportista, garantindo melhores resultados e um organismo fortalecido.

Que tal aproveitar o Dia do Esportista para deixar a preguiça de lado e começar numa nova modalidade? Alerte amigos e familiares sobre a importância da prática regular de exercícios! E não se esqueça de acompanhar as dicas de saúde e atividade física do Vivo Mais Saudável.

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