Esporte

06/12/2015 10:11 - Atualizado em 17/11/2016 06:23

Corrida intervalada melhora o desempenho do atleta

Esse tipo de treino ajuda a aumentar a resistência para provas de longas distâncias.

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Redação

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Para quem já é um corredor de rua e percorre longas distâncias, mas não consegue bater seu recorde, o treinamento de corrida intervalada pode ser uma boa opção. A prática também vale para quem tem dificuldade de baixar o seu melhor tempo em alguns segundos.

Com dedicação e disciplina, é possível seguir um plano de corrida e alcançar mais facilmente os objetivos. Veja como fazer isso com saúde e respeitando os limites do seu corpo.

mulher fazendo corrida intervalada no asfalto

Como funciona a corrida intervalada

Os também chamados tiros de corrida consistem em percorrer uma determinada distância várias vezes em um tempo preestabelecido. Por exemplo, correr 400 metros em 90 segundos, dez vezes seguidas, com um intervalo de descanso após cada tiro. Normalmente, o tempo de recuperação é o mesmo da execução - no caso, seria de um minuto e meio.

A recuperação pode ser feita com o atleta trotando, andando ou até mesmo ficando parado. O importante mesmo é descansar até se sentir em condições para um novo tiro. Além disso, também é possível definir o tempo de recuperação por meio da frequência cardíaca, esperando até que ela atinja uma determinada zona de conforto. Para isso, é indicado usar um monitor cardíaco.

O principal objetivo da corrida intervalada é fazer o corpo se acostumar a correr em uma velocidade mais alta. Esse treinamento é bem versátil e pode ser feito variando-se as distâncias, como tiros de um ou dois quilômetros. Esses são os mais indicados para quem estiver se preparando para uma prova de longa distância, como uma maratona.

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Para a corrida intervalada, o ideal é fazer o treino em uma pista de atletismo, que possui todas as marcações e distâncias definidas, sendo mais fácil controlar os tiros. As pistas de tamanho oficial têm 400 metros em sua circunferência, então basta adaptar a distância que se pretende correr.

Caso isso não seja possível, é recomendado treinar em uma estrada de chão batido, pois o piso não é tão duro quanto o asfalto. Como essa é uma atividade de grande impacto, o solo não prejudica tanto as articulações.

infográfico corrida intervalada

Dicas para começar na modalidade

Uma das principais dicas é não começar fazendo uma série de corrida intervalada logo de cara. O iniciante deve realizar de dez a 15 minutos de corrida leve para aquecer a musculatura. Depois, nas primeiras séries, é bom correr os primeiros dois ou três tiros com mais calma, aumentando gradativamente o ritmo até chegar na velocidade desejada.

Essas técnicas de aquecimento e das séries iniciais mais lentas ajudam a evitar lesões, fazendo o corpo se acostumar aos poucos com a intensidade do treino.

Outro cuidado importante é com a hidratação. Devido à intensidade do treinamento intervalado, é indicado beber bastante água entre as séries. Caso o treino dure mais de uma hora, também pode ser interessante repor parte da energia consumindo algum alimento, como sachês de carboidrato em gel, que são bem práticos.

Pronto para transformar seu treino de corrida? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física do Vivo Mais Saudável.

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corrida de rua
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