Esporte

11/07/2015 02:04 - Atualizado em 21/10/2016 01:34

Corrida emagrece e melhora a saúde do coração

Atividade ajuda a garantir um sono tranquilo e proporciona melhora no humor.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Sabe aquele seu amigo que vive praticando atividades aeróbicas para melhorar a forma física? Ele está certíssimo! A corrida emagrece, aumenta a resistência do corpo e ainda é uma maneira rápida de estimular o bom funcionamento do organismo.

De acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM), dos Estados Unidos, é recomendada a prática regular de atividades físicas para pessoas saudáveis entre 18 e 65 anos. A indicação é que todos pratiquem exercícios aeróbicos moderados, por 30 minutos, durante cinco dias da semana. Se a intensidade vigorosa, sugerem-se 20 minutos por três dias na semana. 

corrida emagrece

Uma das modalidades esportivas mais praticadas no mundo, a corrida é de fácil acesso e pode ser feita na rua ou na esteira. “Ela necessita de cuidados e um bom acompanhamento, especialmente de um profissional de Educação Física capacitado para instruir o aluno à melhor forma de começar a correr” explica o personal trainer Diogo Capitânio, da Fórmula Academia.

O exercício, que pede apenas o uso de um bom par de tênis e de roupas confortáveis, é, com toda a certeza excelente para quem deseja diminuir o peso. “A corrida potencializa o trabalho fisiológico do corpo, mantendo ele em alta rotação, o que demanda mais energia, gerando assim um maior gasto calórico”, salienta.

Benefícios da corrida

- Sono tranquilo

- Melhora da circulação

- Aumento do volume máximo de oxigênio comportado pelo pulmão

- Melhora da pressão arterial

- Sentimento de prazer devido à liberação de hormônios

- Bom humor

- Melhora dos sistemas do corpo.

A prática é liberada para todos, desde que estejam com os exames em dia e tenham alguns cuidados. “Hoje em dia a corrida de rua é uma das atividades que mais machucam, devido à falta de planejamento e cuidado ao começar”, alerta o personal trainer.

Para evitar lesões, conheça os trajetos escolhidos, utilize equipamentos de qualidade e alongue-se antes e depois do exercício.

corrida emagrece

Corrida emagrece e traz mais resultados

Os resultados já são notados a partir dos primeiros treinos. Para quem deixou a vida sedentária de lado, o maior pique e disposição são sinais de melhora. “Falando em resultados mais visíveis, eles costumam aparecer entre oito e 12 semanas”, afirma Capitânio. É nessa fase que o tempo, a distância percorrida e o ritmo do treino aumentam.

Por fim, paciência é palavra fundamental para quem deseja transformar o corpo. Na busca do emagrecimento, muitos apelam para dietas milagrosas. Essa é uma atitude perigosa e deve ser substituída pela escolha de novos hábitos, como a prática regular de atividades físicas, boa alimentação e descanso.

A corrida emagrece e é uma ótima maneira de conquistar mais saúde. Pronto para começar? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir mais dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
aeróbico
saúde do coração
emagrecer
perder peso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ