Esporte

12/11/2015 04:34 - Atualizado em 07/12/2016 04:12

Corrida de orientação é diversão garantida para a criançada

O contato com a natureza proporciona aventura e incentiva à preservação do meio ambiente.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para quem gosta de aventura e contato com a natureza, a corrida de orientação é a pedida certa. O esporte consiste no uso de um mapa e de uma bússola para conseguir ultrapassar obstáculos e percorrer um caminho, exigindo dos praticantes uma combinação de habilidades físicas e mentais.

A modalidade é diferente e divertida, proporcionando benefícios para a saúde física e mental dos atletas. É preciso superar limites, definir a melhor rota e tomar decisões durante as competições, contribuindo para o aumento da disciplina e da autoconfiança.

Conheça a corrida de orientação

A corrida de orientação surgiu nos países nórdicos por volta do ano 1850. Na década de 1970, os militares trouxeram o esporte para o Brasil e, em janeiro de 1999, foi fundada a Confederação Brasileira de Orientação (CBO).

crianças fazendo corrida de orientação no mato

A atividade consiste em passar por pontos de controle marcados em um determinado terreno, no menor tempo possível, com o auxilio de apenas um mapa e uma bússola. Além disso, a modalidade utiliza a própria natureza como campo de jogo, desenvolvendo um conceito de respeito e preservação do meio ambiente.

As provas de corrida de orientação geralmente são realizadas em lugares bem extensos e com muitas árvores, podendo ainda ter montanhas e rios, o que aumenta a dificuldade dos obstáculos a serem superados.

A principal característica do esporte é escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido no menor tempo possível. Por isso, exige habilidades de orientação como leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomar decisões rápidas, correr em terreno natural e manter o controle da distância percorrida.

A corrida de orientação pode ser dividida em quatro modalidades: Pedestre, Mountain Bike, Precisão (cadeirantes) e Ski (praticado em países onde há neve). A atividade tem como regras básicas passar por todos os pontos de controle, marcar corretamente o cartão de controle e preservar a natureza.

Saiba Mais
Conheça o corfebol, esporte holandês com times mistos
Esporte de aventura, trekking é opção na 3ª idade
Relaxe com 3 cachoeiras em Minas Gerais

Benefícios da atividade

Nas provas mais fáceis e de curta duração, a corrida se torna mais rápida. Já nas competições mais longas e com mais obstáculos, o importante é a resistência. Com isso, a atividade trabalha quase todos os grupos musculares, principalmente inferiores, melhorando a força e a resistência muscular.

O esforço intenso exigido na corrida de orientação melhora o condicionamento físico de forma geral, além de aumentar a capacidade cardiorrespiratória e ajudar a manter a boa forma.

Ainda, alivia o estresse e a ansiedade do dia a dia, proporcionando um momento de contato com a natureza e consigo mesmo. A superação de limites físicos e mentais durante as provas também melhora a autoestima e a autoconfiança dos praticantes.

Outra vantagem da atividade é que qualquer um pode praticar, existindo competições para homens e mulheres, com categorias de crianças a idosos. Para os pequenos, além dos benefícios físicos e mentais, a atividade também contribui para a educação ambiental, colocando os mini atletas em contato com a natureza e mostrando a importância de cuidar do meio ambiente.

Que achou da prática? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
corrida com mapa
natureza
aventura
trilha

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ