Esporte

07/10/2015 03:44 - Atualizado em 05/12/2016 06:33

Corrida de aventura pode ser o seu próximo desafio

Existem várias modalidades e cada uma exige preparação diferente.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para quem gosta de natureza e quer superar seus limites físicos e mentais, a corrida de aventura é a opção certa. A modalidade é uma maneira de as pessoas se desafiarem, superando não só os obstáculos da prova, mas também os do próprio corpo e da mente.

Além da preparação física e psicológica, esse tipo de corrida exige também vários outros detalhes. Para conseguir participar de uma competição, seja ela de curta ou longa duração - mais de 72 horas -, é preciso traçar estratégias e planejar da preparação à execução da prova. Saiba como fazer isso.

mulher fazendo corrida de aventura num morro

Tudo sobre a corrida de aventura

Em geral, a corrida de aventura é realizada em ambientes naturais e tem como característica uma logística complexa, tanto na execução da prova como na formação e na preparação das equipes de atletas. Pode envolver diferentes atividades esportivas, exigindo uma grande quantidade de equipamentos que devem ser utilizados pelos competidores.

Não há um formato padrão. As provas podem ser realizadas individualmente ou com equipes de dois a quatro atletas, que precisam percorrer um trajeto marcado em mapas e cartas topográficas.

As modalidades mais comuns de uma corrida de aventura são:

- Trekking, com corridas ou caminhadas longas em trilhas ou estradas passando por desníveis topográficos

- Mountain bike, que possui um trecho percorrido em bicicleta

- Canoagem, com trechos de rios, mar ou lagos percorridos em canoas, caiaques ou balsas de rafting.

Existe ainda outras variações, como as provas que incluem atividades verticais no percurso, em que os atletas devem passar por desníveis utilizando técnicas de escalada, como tirolesas, ascensões ou rapéis.

Saiba Mais
Escalada é alternativa de esporte radical para idosos
Corrida de montanha exige preparo físico
Rapel: Saiba como praticar esse esporte de aventura

As competições podem ser classificadas de acordo com o tempo e a distância total percorrida. As corridas costumam ter de 40 a 400 quilômetros e duram de algumas horas a vários dias. Na maioria das provas, somente uma parte das equipes inscritas consegue completar o percurso.

Em corridas mais longas, é comum a organização definir várias paradas, com pontos de apoio para os participantes descansarem e comerem. Esse momento também serve para a equipe se trocar, conferir equipamentos, tratar algum machucado e ainda receber palavras de incentivo e motivação para continuar.

Indicações e contraindicações da modalidade

Qualquer pessoa que queira testar seus limites pode participar de uma corrida de aventura, desde que se prepare de acordo com o tipo de prova. Em competições desse tipo, a vitória não está em chegar primeiro ou nem mesmo em terminar a prova, em alguns casos. É muito mais um desafio individual e a superação dos próprios obstáculos, indo até onde a pessoa consegue chegar.

Além da preparação física e psicológica para participar de uma corrida de aventura de longa duração, é preciso também se informar e estudar sobre a região onde acontecerá o evento. O clima, a vegetação, o relevo e a estrutura que o local oferece são fatores determinantes para a preparação e a construção de uma estratégia.

Essas informações determinarão o tipo de roupa a se usar e a quantidade de comida e água que precisará ser levada, por exemplo.

senhor faz escalada na corrida de aventura

As habilidades técnicas exigidas do participante também variam de acordo com o tipo de corrida, precisando ser analisados a duração da prova e os obstáculos que serão enfrentados, como trechos de bicicleta, escalada ou canoagem, por exemplo.

Apesar de ser um esporte para superar desafios, é de extrema importância respeitar as limitações físicas e de saúde de cada pessoa. A preparação deve levar em conta a prova, mas também as condições individuais, para avaliar se aquela competição é realmente indicada para o seu caso e se você está preparado para ela.

Você toparia o desafio? Conte para nós! E não se esqueça: o Vivo Mais Saudável sempre tem novidades de saúde e atividade física para o seu bem-estar.

TAGS
natureza
tipos de corrida
desafio
limite físico

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ