Esporte

08/01/2016 05:00 - Atualizado em 08/11/2016 01:38

Conheça os tipos de pisadas e como eles influenciam no treino

Ter atenção quanto ao seu tipo contribui para menos chances de lesões a longo prazo durante a atividade física

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Redação

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Os tipos de pisadas diferem de pessoa para pessoa. Assim como os pés, joelhos e articulações, eles possuem características anatômicas individuais. Saber qual é o seu contribui para escolher o melhor calçado e prevenir desconfortos e lesões durante as atividades físicas.

Ao escolher o tênis ideal para o seu tipo de pisada você garante não apenas mais conforto, mas também melhora a sua perfomance, possibilitando que se movimente por mais tempo sem dores. Geralmente, consideram-se três categorias de pisadas. Conheça quais são elas:

Conheça os 3 tipos de pisadas

Pisada pronada
Entre os tipos de pisadas, temos a pronada, que é caracterizada quando a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé inicia uma rotação excessiva para dentro. Nela há uma tensão maior na estrutura do pé e, quando não utilizado um tênis específico, pode causar dores na canela e nas articulações.

Pisada supinada
A pisada supinada, por sua vez, é aquela que toca o solo com a face externa do calcanhar e mantém-se na banda externa do pé. Fazendo o movimento oposto da pronação, neste tipo de pisada o peso tende a ficar nos dedos de fora, o que também pode gerar lesões nos joelhos, pés e costas.

Pisada neutra
A terceira pisada é a neutra, a qual começa com a parte externa do calcanhar e finaliza no centro da planta do pé. Para este tipo há menos recomendações, bastando escolher um calçado com bom amortecimento.

Tipos de pisadas

A influência da escolha correta

A melhor maneira de descobrir quais destes tipos de pisadas é a sua é procurando um médico ortopedista. Especialmente para aqueles que estão pensando em iniciar uma rotina mais contínua de atividades físicas, estar atento a sua performance é fundamental.

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Após saber qual é o seu tipo de pisada, é importante escolher os calçados que mais se adequam a você. No mercado, atualmente, há uma vasta gama de opções, visando corrigir problemas e minimizar os desconfortos da pisada supinada, pronada ou neutra.

Para atletas profissionais, o uso errado de determinados calçados contribui para lesões, além de comprometer seus resultados. Já se você pretende praticar alguma atividade por lazer e não sabe ao certo qual é o seu tipo de pisada, vale investir nos modelos neutros para garantir conforto durante o exercício.

Além disso, fique atento ao tamanho correto do tênis, lembrando que seu pé tende a inchar durante o esforço. Modelos ventilados também são recomendados, garantindo maior conforto para o usuário. Por fim, lembre-se de optar por itens com bom sistema de amortecimento e palmilhas de qualidade.

Procure iniciar a atividade escolhida de maneira progressiva, possibilitando que seus músculos e articulações se fortaleçam gradualmente. Em caso de dores e desconfortos, procure ajuda médica para identificar precocemente possíveis causas e evitar lesões mais graves.

Você já conhecia estes tipos de pisadas? Comente e continue de olho nas dicas de atividades físicad do Vivo Mais Saudável.

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