Esporte

20/03/2015 05:17 - Atualizado em 20/11/2016 10:59

Conheça os principais esportes coletivos para emagrecer e se divertir

A corrida também pode ser praticada em conjunto, com grupos de academias.

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Redação

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Os esportes coletivos desenvolvem o espírito de grupo e a vontade de vencer. Quem pratica consegue melhoras físicas, como músculos fortalecidos e emagrecimento garantido. Outra vantagem é aliviar o estresse acumulado durante a semana de trabalho.

Conheça alguns dos principais esportes coletivos e por que eles são tão benéficos para a saúde.

esportes coletivos

Principais esportes coletivos

Futebol

A grande paixão dos brasileiros é um dos esportes coletivos mais populares do mundo. Com 11 jogadores de cada lado, o objetivo é atravessar o campo e marcar o gol. Como a atividade abrange corrida, exige muita resistência. Em ritmo normal, estima-se que sejam gastas 9kcal a cada minuto de jogo. Ou seja, uma pelada de uma hora gasta 540kcal.

Vôlei

Pode ser praticado em ginásio ou na praia. O vôlei é um dos esportes coletivos mais indicados para as mulheres. O exercício conta com pulos, corridas rápidas e o trabalho muscular de tríceps, costas, abdômen, antebraço e pernas. Para ter sucesso nas partidas, a prática de musculação para fortalecer o corpo pode ser indicada.

O esporte, quando praticado em regiões praianas, demanda diversos cuidados. Para evitar a desidratação, beba água constantemente. Antes de começar a partida, aplique protetor solar em todo o corpo. A prática de vôlei por uma hora garante a perda de 360kcal.

Handebol

O handebol trabalha os músculos da região do bíceps, do antebraço, do tríceps, dos glúteos e das pernas. Assim como todo esporte coletivo, a atividade desenvolve o espírito de equipe, garantindo que os atletas tenham atitudes pensadas para o grupo.

esportes coletivosCom benefícios como a melhora da circulação sanguínea e da condição cardiorrespiratória, o jogador de handebol pode gastar até 750kcal.

A prática envolve caminhadas, corridas, saltos e mudanças de direção constantes.

Corrida de rua

Praticada em grupos, a corrida de rua coletiva é organizada por academias. O objetivo é motivar os atletas para, juntos, alcançarem suas metas.

Para integrar os grupos, você deve ter condicionamento físico e muscular para aguentar os trechos longos e cansativos.

Se você está acima do peso, a corrida, além de garantir o bem-estar após o treino, ajuda na perda de gordura.

Dependendo do seu ritmo, o gasto calórico pode chegar a 900kcal em uma hora. Para não fazer feio ao entrar na onda dos esportes coletivos, é recomendada a prática da corrida em esteira, que serve como treinamento para a rua.

Basquete

Assim como a corrida, o basquete é um dos esportes coletivos que mais garantem a perda de calorias. Trabalhando pernas, glúteos, panturrilhas, tríceps, bíceps, ombros e punhos, o esporte é considerado um exercício completo.

O basquete faz gastar até 800kcal por hora, tendo como destaque o alívio do estresse e a diversão durante as partidas. Agilidade e melhora no raciocínio são outros benefícios.

Antes de partir para os esportes coletivos…

Para garantir a perda de calorias e a prática tranquila das atividades, você deve realizar refeições completas. Pelo menos uma hora antes de jogar, prepare um prato com carne magra, carboidratos de baixo índice glicêmico e saladas diversas. Além de saciar a sua fome, você terá a energia necessária para aguentar a partida inteira.

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