Esporte

09/01/2015 09:18 - Atualizado em 05/12/2016 05:55

Conheça os benefícios da prática do golfe

Estudo sueco indica que jogar golfe regularmente pode favorecer a longevidade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

De origem escocesa, o golfe é um esporte inspirado em práticas do antigo Império Romano. Seu surgimento não é exato, mas atribui-se à paganica, uma atividade na qual se utilizava uma vara para encaçapar uma bola de lã. O objetivo principal do esporte é acertar a bolinha em todos os 18 buracos espalhados por um campo, em um número mínimo de tacadas.

golfe

O golfe moderno aparece no século 15, na região da Escócia. A partir dali, ele se espalhou pelo mundo, começando pela Europa. Hoje, nos circuitos de jogadores profissionais, a contagem do placar se faz baseada em um índice conhecido como par. Ele mostra o número de tacadas que são previstas para que a bolinha chegue até cada buraco do campo.

No esporte, existe, em geral, apenas um jogador competindo, porém, ele leva junto um auxiliar. O caddie é um ajudante do golfista, que carrega seu equipamento (como tacos e bolinhas) e dá estratégias de jogadas, de como encaçapar as bolas e marcar pontos. São, em média, 30 regras que regem essa prática. Algumas modalidades podem ter regulamentos diferentes, variando no jogo individual ou em equipes.

Prática do golfe previne doenças cardíacas

Independentemente de idade ou sexo, o golfe pode ser considerado uma garantia de cinco anos de vida a mais. Em uma pesquisa na Suécia, cientistas descobriram, estudando mais de 300 mil golfistas, que eles têm uma taxa de mortalidade cerca de 40% menor que o restante da população. Os benefícios do esporte se devem aos esforços físico e mental e à interação social.

Jogar golfe regularmente previne as doenças cardiovasculares e musculoesqueléticas, combatendo o sedentarismo e melhorando o funcionamento das articulações e dos músculos. Além disso, tem poucos riscos de lesões e traumas, porque os movimentos são contidos e trabalham bem as capacidades osteomusculares, protegendo o sistema articulatório e mantendo a massa óssea.

Problemas típicos da terceira idade também são evitados com o esporte, que traz bem estar psicológico e emocional. Através da prática constante, ele aumenta a autoestima e a autonomia, incentivando a interação com outras pessoas e melhorando as competências de aprendizagem e memória. Depressão, estresse e ansiedade podem ser combatidos se o exercício for regular.

Para todas as idades, é recomendável praticar golfe diariamente, durante 1 hora por dia. Aproximadamente, são queimadas 300 calorias por hora de exercício. Os resultados benéficos ao corpo humano são percebidos apenas se a prática for constante.

História do golfe no Brasil

O primeiro campo para praticar o esporte no Brasil foi cedido por monges beneditinos. Funcionários e engenheiros ingleses e escoceses, que estavam construindo rodovias no país no fim do século XIX, solicitaram aos religiosos uma área do terreno do Mosteiro São Bento, em São Paulo. Dessa forma, foi construído o primeiro campo brasileiro para os golfistas.

Como a cidade estava em pleno processo de expansão, o local dos jogos precisou ser transferido para o Morro dos Ingleses (onde foi fundado o São Paulo Country Club) e, depois, para Santo Amaro (com o nome São Paulo Golf Club). Outros campos foram se espalhando pelo país, sendo os mais significativos em Santana do Livramento (Rio Grande do Sul), São Vicente (São Paulo) e na cidade do Rio de Janeiro.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esporte
atividade física
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ