Esporte

11/06/2014 09:00 - Atualizado em 03/12/2016 02:21

Conheça o street luge, esporte que desafia a gravidade

Street luge já fez parte de grandes eventos, como o X-Games.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Apesar da familiaridade com o inglês nos dias de hoje, o nome soa estranho – afinal, o que é street luge? Você provavelmente já viu na TV alguém praticando esse esporte, e talvez até tenha arriscado algo parecido quando era criança.

O que é o street luge

O esporte de descida no gelo chamado Ice Luge serviu de inspiração para o street luge, que é praticado no asfalto. A ideia surgiu no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, em meados dos anos 1970, entre skatistas insatisfeitos que queriam descer ladeiras mais rapidamente. Esses atletas observaram que, deitados, deslizavam mais rápido e então começaram a adaptar seus skateboards.

street luge

Foto: Shutterstock

Aos poucos, o interesse pela atividade cresceu. Atualmente existem duas associações que regulam a prática do street luge, a International Gravity Sports Association (IGSA) e a International Downhill Federation (IDF). O esporte até já ganhou participação em grandes eventos esportivos, como o X-games.
 
No street luge, é possível atingir velocidades de 100 km/h, o que desperta o interesse de muitos entusiastas de adrenalina. A facilidade de aprendizagem (para quem se arrisca) e a pequena quantidade de equipamentos necessários contribuem para o aumento da popularidade dessa modalidade.

Antes do street luge

Ficou interessado pelo street luge? Antes de sair à procura da ladeira mais próxima de sua casa, é melhor lembrar algumas questões físicas por trás desse esporte radical:

1 - O combustível é a gravidade, então descidas mais íngremes geram maiores velocidades e, por isso, maiores impactos em caso de choque.

2 - Quanto menor o atrito com o ar, mais rápida é a descida; assim, qualquer detalhe faz diferença: pés apontando para frente, roupas e capacetes aerodinâmicos e corpo mais achatado o possível são alguns aspectos importantes.

3 - Asfaltos mais lisos garantem menor atrito com as rodas e mais velocidade.

O skate do street luge

Existem diversos formatos de skate que acompanham o gosto e a necessidade do atleta do street luge. O tamanho do shape varia de acordo com o usuário, mas mede em torno de 2,2 metros. Ele é fabricado com vários materiais, incluindo aço, alumínio, madeira e fibra de carbono. As rodas são de 70 a 90mm e feitas de plástico. Freios? Nem pensar: no street luge, a sola dos calçados cumpre essa função.

Como ainda se trata de um esporte pouco comum, a maioria dos skates é artesanal, porém já existem modelos comerciais disponíveis no mercado. Nos EUA, os preços começam em 180 dólares (cerca de 400 reais).

Segurança no street luge

Para minimizar os danos em caso de acidente no street luge, é imprescindível o uso de roupas de couro e capacete. Além disso, articulações (joelhos, ombros, cotovelos) devem receber proteção extra.

As dicas para os principiantes são:

1 - Cedo ou tarde, você vai cair. Esteja preparado e protegido.

2 - Comece devagar, em ladeiras pouco íngremes

3 - Escolha lugares sem movimento e tenha a companhia de outras pessoas para monitorar qualquer sinal tráfego e propiciar auxílio caso necessário.

4 - Mantenha seu equipamento em bom estado, já que muitos dos acidentes são causados por pequenas falhas.

Você tem coragem para testar o street luge?

TAGS
adrenalina
esporte
velocidade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ