Esporte

08/01/2015 05:03 - Atualizado em 10/12/2016 08:25

Conheça o snowboard, esporte radical praticado na neve

Aumento da agilidade e perda calórica estão entre os benefícios do snowboard.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um dos mais famosos esportes feitos na neve, o snowboard é praticado sobre uma prancha, na qual o esportista desliza pelo gelo realizando manobras radicais. São necessários três itens básicos na preparação para a atividade: a prancha, os bindings (para ligar os pés à prancha) e as botas.

Snowboard

Surgido em 1966, ele foi desenvolvido “por acaso”, quando Sherman Popper estava fazendo uma nova brincadeira para sua filha. Juntando dois esquis, posicionando-os um ao lado do outro, ele amarrou tiras de couro e um pedaço de madeira para apoiar os pés. Eles chamaram essa prancha de Snurfer, que depois daria origem ao novo formato.

Praticado principalmente nos países em que a neve é regular, o snowboard não se limita apenas a esses locais. Ao redor do mundo, existem diversas pistas artificiais externas ou indoor.

Com a popularização do esporte, diversos parques também começaram a surgir e viagens são especialmente programadas para praticar essa modalidade. Na América do Sul, Chile e Argentina são destinos turísticos muito procurados devido aos esportes radicais na neve.

As modalidades do snowboard

Nas competições de snowboard, existem três modalidades diferentes. O Cross é um teste de velocidade sobre as pranchas, sendo campeão aquele que chegar em primeiro lugar. No Half Pire, o objetivo é fazer manobras em um tempo pré-estabelecido.

De acordo com o grau de dificuldade e a estabilidade requisitada para fazê-las, é atribuída uma nota. Já a modalidade Big Air se caracteriza pelas manobras feitas no ar, através de saltos em rampas em alta velocidade. Durante os pulos, o esportista faz as manobras. Todos os tipos diferentes do esporte são feitos em baterias durante as competições. Os vencedores de cada bateria se classificam para uma etapa final.

Os benefícios da prática do snowboard

Trazendo inúmeras vantagens para seus praticantes, o snowboard auxilia em diversos aspectos do desenvolvimento corporal. Entre seus benefícios, estão um ótimo treino para desenvolvimento dos braços e músculos das pernas, uma melhora no equilíbrio e na coordenação motora, maior força mental e capacidade de concentração, redução das distrações do dia a dia, melhora na flexibilidade, na agilidade, no ritmo e no sentido de direção.

Além disso, ele promove uma maior força na parte superior do corpo, tornando o praticante mais ágil e firme. Por ser um exercício aeróbico, melhora a capacidade cardiovascular e a respiração, queimando, aproximadamente, 450 calorias por hora de atividade. Quando praticado ao ar livre, ele proporciona um humor mais leve, reduz a ansiedade e diminui o estresse.

O esporte no Brasil

Como não há neve no Brasil (e a que cai nas serras gaúcha e catarinense não se acumula), a alternativa é encontrar uma pista. Diversas cidades do país possuem espaços para prática do snowboard. As principais pistas de neve ficam em Gramado (no Rio Grande do Sul), São Roque (em São Paulo) e Teresópolis (no Rio de Janeiro).

Os brasileiros, nas categorias feminina e masculina, são campeões sul-americanos. Anualmente, é realizado o Campeonato Brasileiro de Snowboard. No entanto, ele pode não ser sediado no país. Em 1995, a primeira edição aconteceu no Valle Nevado, no Chile. Os países vizinhos oferecem várias oportunidades para os amantes do esporte. Bariloche, na Argentina, é um dos principais destinos.

Gosta das nossas dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esporte
atividade física
neve

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ