Esporte

10/12/2014 07:26 - Atualizado em 18/11/2016 11:52

Conheça o kitesurf, uma opção esportiva para o verão

Kitesurf tem se popularizado no litoral como uma alternativa ao surf em dias de ondas fracas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você frequenta o litoral brasileiro, já deve ter visto alguém amarrado a uma espécie de pipa gigante fazendo manobras sobre as ondas com uma prancha. Apesar do nome esquisito, o kitesurf vem se popularizando no Brasil por misturar o windsurf, o surf e o wakeboard. Conheça mais a respeito do esporte e descubra se ele combina com você.

Esporte teve origem na França

Criado em 1985 por dois irmãos franceses, o nome do esporte faz a junção de pipa (kite, em inglês) e surf (cuja tradução literal é navegar). Não é por acaso: no kitesurf, o praticante utiliza uma pipa gigante e uma prancha com suporte para os pés para deslizar sobre a água, sendo puxado pela pipa, de acordo com a direção do vento.

Para dominar a técnica do kitesurf e conseguir realizar as manobras de forma efetiva, é preciso treinar bastante, com o apoio e orientação de instrutores especializados. A principal dificuldade diz respeito ao controle do kite. Controlar a ação do vento com a pipa presa à cintura não é uma tarefa para iniciantes.

kitesurf

Equipamentos do kitesurf

Prancha

O tipo de prancha varia conforme o estilo do atleta: pode ser direcional (semelhante à prancha de surf), bidirecional (ambos os lados são iguais) ou modelo wakeboard (com pouca flutuação).

Kite

É o principal equipamento e o grande segredo do kitesurf: a pipa. Há quem diga que saber controlar o kite signifique 80% do sucesso no esporte. A pipa geralmente é inflável, sendo confeccionada com o mesmo material do paraquedas. O formato é semelhante ao de uma asa em arco.

Cinto

O praticante é conectado ao kite por meio do cinto. Deve ser confortável e rígido, dando segurança ao esportista.

Barra de controle

O atleta controla a direção e a velocidade do kite por meio da barra de controle. Geralmente, o comprimento da barra é de 90 cm e há um sistema de frenagem para parar a pipa em caso de emergência.

Linhas

São as linhas que ligam a pipa ao cinto, estabelecendo a conexão com o surfista. Basicamente, há três tipos de linhas, com diferentes funções: linha de ligação, de manobra e de frenagem.

Kitesurf demanda experiência

É importante entender que o esporte exige conhecimento prévio a respeito de outros esportes aquáticos, em especial o surf. Se você é novato na área e mal sabe nadar, talvez seja melhor escolher outra atividade. Comece devagar, optando por modalidades mais simples para se adaptar ao mar, como o bodysurf.

Antes de tomar o primeiro passo, no entanto, é preciso estar atento aos perigos e armadilhas da água. Escolha praias bem frequentadas, fique perto de salva-vidas e preste atenção à cor da bandeira na guarita. Mesmo surfistas experientes são surpreendidos pela força do mar, por redes de pesca, por correntezas inesperadas e por buracos escondidos. Quando falamos em segurança, todo cuidado é pouco.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
surf
praia
mar
esportes
atividade física

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ