Esporte

26/01/2015 08:31 - Atualizado em 04/12/2016 02:22

Conheça o jiu jitsu e descubra razões para praticar

Também conhecido como arte suave, jiu jitsu foca na técnica de luta e não na força corporal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Imagine dois adversários em um combate corporal. Enquanto um está equipado e dispõe de armadura, o outro precisa lutar sem proteção alguma. A lógica indica que o oponente melhor equipado sairá vencedor do duelo. Se depender do jiu jitsu, no entanto, essa realidade pode ser diferente. Conheça as características da luta marcial e descubra por que praticá-la.

jiu jitsu

Força não é garantia de vitória no jiu jitsu

A origem do jiu jitsu, como boa parte das lutas marciais, remete à Ásia. Estima-se que o esporte tenha iniciado como um modo de defesa em escolas samurais japonesas, onde a força era abdicada em favor da técnica e da disciplina.

Essa condição tem a ver com a principal finalidade da luta e o motivo pelo qual ela foi criada: garantir segurança no campo de batalha ou durante qualquer enfrentamento, caso o combatente perdesse suas espadas ou lanças. Em outras palavras, é um método de defesa desarmada.

Torções, pressões e imobilização

Para que seja possível vencer um oponente mais forte, o lutador de jiu jitsu faz uso de técnicas como golpes de alavancas, torções e pressões, muitas vezes utilizando o peso e a força do adversário em proveito próprio.

A intenção, nesse caso, é derrubar e dominar o oponente, assumindo o controle da situação e afastando o perigo. Nas competições, são utilizadas técnicas de estrangulamento e imobilização a fim de submeter o adversário e fazê-lo desistir da luta.

Na antiguidade, os samurais buscavam fazer o adversário desmaiar ou aplicavam as torções a fim de provocar luxações ou quebrar alguma articulação do oponente, incapacitando-o.

A luta marcial como esporte

Tradicionalmente praticado com quimono, o jiu jitsu brasileiro prima por técnicas que levem o adversário a uma posição chamada de "finalização". Isso significa que, se o movimento for levado adiante, irá resultar na fratura de um osso ou morte por estrangulamento. A leveza dos movimentos e a técnica incorporam o conceito de “arte suave”, uma das definições da luta.

A graduação envolve as seguintes faixas:

- Cinza

- Amarela

- Laranja

- Verde

- Azul

- Roxa

- Marrom

- Preta

- Vermelha e Preta

- Vermelha e Branca

- Vermelha.

jiu jitsu

Jiu jitsu tem gasto calórico elevado

Estima-se que em uma hora de luta seja possível gastar até 1.000 calorias, muito mais do que se queima jogando futebol ou praticando natação, por exemplo.

Atualmente, há academias que ensinam a prática sem focar na competição, e sim nos ganhos corporais, como o emagrecimento e o desenvolvimento do porte físico. Com isso, atraem mulheres e pessoas de todas as idades.

Não custa lembrar que, se você pretende perder peso e tonificar músculos com a luta marcial, vai precisar de disciplina e rigor nos treinamentos, além de adequar seus hábitos alimentares e sua vida pessoal ao objetivo. Não existem milagres: é preciso trabalhar duro e ser persistente. Boa sorte!

Gostou das dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
luta
esporte
atividade física
arte marcial

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ