Esporte

08/01/2015 07:37 - Atualizado em 07/12/2016 09:58

Conheça o aeropilates e tire proveito de seus benefícios

Mais que uma aula descontraída, o aeropilates proporciona benefícios para todas as idades.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você com certeza já ouviu falar muito sobre o pilates, técnica que trabalha a saúde e a harmonia dos músculos por meio da tonificação e alongamento. Mas as aulas da modalidade ganharam um upgrade. Que tal então praticar o aeropilates? Além de todos os recursos do exercício no solo, ele aproveita a gravidade para potencializar os resultados.

aeropilates

Como são as aulas de aeropilates

As aulas de aeropilates unem diversas técnicas, entre elas o yoga, a ginástica artística e o próprio pilates tradicional. O grande desafio vem pelos tecidos coloridos suspensos fixados no teto. O material, que é resistente e leve, forma alças para as mãos e os pés, possui duas cordas e um balanço, chamado de columpio (balanço, em espanhol).

Nesse equipamento, os praticantes realizam algumas posturas comuns ao pilates com a possibilidade de novos movimentos, como a postura invertida - de cabeça para baixo. A instabilidade potencializa o exercício, que usa o próprio peso como resistência. O resultado, além de uma aula mais descontraída, é um ganho mais significativo quanto à postura, alongamento e tonicidade muscular.

Em geral, os praticantes de aeropilates têm nas aulas três momentos distintos, que começam com o aquecimento dos músculos e articulações e a prática do alongamento. Em seguida, ocorre a prática do pilates nos ares.

Essa etapa pode variar de acordo com o objetivo do aluno que, geralmente, opta por obter força ou flexibilidade, havendo a possibilidade de trabalhar os dois focos juntos. Para terminar, é feito o relaxamento dos músculos e o alongamento final.

Benefícios do aeropilates

Embora para muitos a possibilidade de fazer exercícios nos ares possa intimidar nem um primeiro momento, o aeropilates, orientado por profissionais qualificados, pode ser praticado pela maioria das pessoas acima dos 10 anos, independentemente do nível de condicionamento físico.

Além de força e flexibilidade, o aeropilates dá a quem o pratica uma gama de benefícios que aumentam com a regularidade dos treinos. Maior concentração, alívio do estresse, controle da respiração e melhora na coordenação motora. Também desenvolve a consciência corporal e melhora o condicionamento cardiovascular, aumentando a mobilidade das articulações.

Quanto a questões estéticas, ele modela o corpo e define a musculatura sem hipertrofia (volume dos músculos obtido, na maioria das vezes, pelos exercícios físicos). Unido a exercícios aeróbicos e a uma dieta balanceada, o aeropilates ajuda no processo de emagrecimento por acelerar o metabolismo e tonificar a musculatura.

A posição invertida predominante nos treinos beneficia as pessoas que têm problemas na coluna em função da postura. Esse tipo de atividade, inserida de maneira gradual, proporciona a descompressão da coluna, um maior alinhamento e o alívio das dores.

Porém, como essa posição aumenta o retorno do sangue nas veias, existe contraindicação para pessoas que sofrem com complicações cardíacas, hipertensão, labirintite e glaucoma.

Os treinos também são contraindicados para mulheres grávidas, pois durante os exercícios podem ocorrer pequenas quedas. Pessoas com hérnia de disco também precisam de uma avaliação especial, pois dependem de orientação médica para a prática do aeropilates.

Que tal experimentar essa modalidade de atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pilates
atividade física
exercícios físicos
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ