Marcos Rabello

ESPECIALIDADE

Guia de turismo

ONDE ATENDE

Contatos para trilhas por telefone

Marcos Rabello

Apresentação

Marcos Rabello é guia turístico especializado em atrativos naturais formado pela Embratur. Responsável pela empresa Trilhas do Rio de Janeiro, Marcos leva dezenas de pessoas para percorrer as mais belas trilhas e florestas brasileiras. 

O que Trata

Trilhas, aventura, atrativos naturais.

Formação Acadêmica

Guia de turismo formado pela Embratur, também tem curso de Ecoturismo realizado pela Estácio (RJ) e Capacitação pelo Parque Nacional da Tijuca. 

Cargos e Títulos

Gestor de trilhas no Rio de Janeiro.

Esporte

23/12/2015 06:00 - Atualizado em 07/12/2016 01:01

Conheça belas cachoeiras no Rio de Janeiro para se aventurar no verão

Altamente procurada pelos turistas, as cachoeiras são sinônimo de beleza e aventura.

POR

Marcos Rabello

  • +A
  • -A

Verão chegando, praias cheias e a falta d`água, este um fenômeno que surge em meio a tanta preocupação ao carioca, mas como se refrescar nesta época?

O Rio de janeiro é um estado favorecido por tanta natureza ao seu redor. Montanhas e serras criam nosso lazer e dentre eles nossas maravilhosas cachoeiras. Sim, aqui pertinho de você pode ter um paraíso refrescante.

Bem, eu como Guia de Turismo voltado ao ecoturismo há mais de 25 anos, vou dar algumas dicas a vocês.


Cachoeira do Mendanha, na Serra do Mendanha, em Campo Grande – RJ

Para a galera da Região da Zona oeste sugiro os magníficos poços da Cachoeira do Mendanha. Localizado no bairro de Campo Grande, a cachoeira tem suas águas do Rio Guandu Sapê que escorre pela Serra do Mendanha, um dos maiores redutos da Mata Atlântica ainda existente na cidade e forma quedas de água de encher os olhos.

Lá você encontra três poços maravilhosos para se banhar. A trilha é de nível moderado e necessita que a pessoa pratique alguma atividade física, já que vamos ter algumas subidinhas pela frente.

 

 

Para galera da Zona Norte

Não podemos deixar de citar nossa Floresta da Tijuca, Parque Nacional da Tijuca, lá você encontra a Cachoeira das Almas ou Cachoeira do pai Antônio.

Considerada uma trilha de nível leve é ideal para todas as idades, uma vez que a trilha é praticamente plana e trilhamos quase sempre à beira de rios, riachos e a mata atlântica ao nosso redor.

Saiba Mais
Acampamento de férias reúne diversão e aprendizado
Relaxe com 3 cachoeiras em Minas Gerais
Primavera combina com Piquenique! Nutricionista dá dicas do que levar

Para galera da Zona sul

As cachoeiras do Horto: Cachoeira do Quebra ou do Chuveiro

Esta também dentro do Parque Nacional da Tijuca, porém com acesso principal pela zona sul do rio de janeiro. Também considerada uma trilha de nível leve, onde o participante deve ter apenas uma boa saúde, durante todo o percurso podemos nos deparar com alguns obstáculos naturais, nada que assombre, uma pequena subida em raízes e lá vamos nós.

Agora, caso queira conhecer a mais bela e mais alta queda d´água do Rio de Janeiro. Aí la vamos nós a aproximadamente 160 km do RJ, a Cascata Conde Deu possui 127 metros de altura e é considerada como uma das maiores do estado.

Orientações

Sim, isso são somente algumas dicas, agora é preciso ter cuidados pois nem tudo é uma maravilha, temos sempre de avaliar as condições climáticas, pois no verão o risco de chuvas fortes no final da tarde ou a virada repentina do tempo pode prejudicar seu passeio. Esteja sempre acompanhado de algum guia ou algum condutor experiente, pois ele saberá se o local é propício a cabeças d´água.

A cabeça d’água é uma chuva forte que causa o aumento do nível das águas no rio e nem sempre precisa estar chovendo no local para que isso ocorra.

 

Faça suas trilhas sempre com o equipamento básico:

- Mochila, lanterna, kit de primeiros socorros, calçado adequado, repelente e celular!
Avise sempre a alguém para onde você vai.

Lembre-se:

Ser radical não significa ser irresponsável, a sua segurança deve sempre estar em primeiro lugar!

Então, vamos curtir o verão carioca com CACHOEIRAS!?

Fique ligado nos conteúdos do guia de turismo Marcos Rabello. Sempre uma dica nova para você.

TAGS
cachoeira
guia de turismo
cachoeira do mendanha
trilhas do rio de janeiro

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ