Esporte

04/03/2016 06:00 - Atualizado em 10/11/2016 10:36

Conheça as regras do xadrez e domine esse jogo milenar

A modalidade tem ganhado cada vez mais praticantes no Brasil.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você é daqueles que adoram um jogo de estratégia, precisa conhecer as regras do xadrez para praticar e desafiar seus amigos. No Brasil, a modalidade esportiva tem ganhado cada vez mais adeptos - graças, sobretudo, aos incentivos públicos e privados que visam a implementar o ensino da prática nas escolas.

Iniciativas como essas ajudam a desmitificar a ideia de que a modalidade é complexa, de difícil compreensão e de poucos praticantes. Segundo pesquisa da Universidade de São Paulo, o esporte é o segundo mais praticado no mundo. Quer fazer parte desse número? Então veja como se joga xadrez.

homem que sabe regras do xadrez joga

Principais regras do xadrez

As regras do xadrez se baseiam principalmente nos movimentos que cada uma das peças do jogo pode realizar. Confira como mexer peões, torres, cavalos, bispos, rei e rainha para montar sua estratégia.

Peões

São oito peças no jogo e ocupam a dianteira do tabuleiro. Eles se movimentam para a frente, sendo os únicos que não podem recuar. Na primeira jogada, podem andar até duas casas; nas demais, apenas uma. Outra particularidade é na hora da captura, pois, ao contrário do movimento tradicional, o peão deve avançar na diagonal para remover a peça do adversário.

Torres

São duas peças no jogo que ocupam, cada uma, as extremidades do tabuleiro. Elas podem se movimentar para a frente e para trás, para a direita e para a esquerda, quantas casas quiserem, mas não podem pular nenhuma outra peça.

Cavalos

São duas peças no jogo que ficam ao lado das torres. Eles possuem um movimento único, similar ao desenho da letra “L”. Ou seja, os cavalos podem andar duas casas para a frente ou para trás e, em seguida, uma casa para a direita ou para a esquerda. Além disso, são a única peça que pode pular outras peças.

Bispos

Ao lado dos cavalos, ficam os dois bispos. Seus movimentos acontecem na diagonal, mantendo-se sempre nas casas de mesma cor em que se encontravam no início do jogo. Eles podem ir para a frente e para trás, sem número limitado de casas.

Rei

Localizado bem ao centro do tabuleiro no início do jogo, o rei é o que decreta o fim da partida. Apesar desse poder, seus movimentos são limitados a uma casa em qualquer direção e em que não haja risco imediato de captura.

Rainha

Também conhecida como dama, é a peça mais poderosa do xadrez. Localizada no centro - no início do jogo, ao lado do rei -, ela pode ir para a frente ou para trás, para a direita ou para a esquerda ou na diagonal, quantas casas quiser.

infográfico com regras do xadrez

Xeque-mate: O jogo acabou

Com posse dos movimentos de cada uma das peças, fica mais fácil montar a sua estratégia para vencer o jogo. O objetivo principal do xadrez é capturar o rei adversário. Para essa jogada, dá-se o nome de xeque-mate. Mas essa não é a única maneira de vencer. Caso seu oponente, a qualquer momento do jogo, achar que não tem mais chances de derrotar você, ele pode abandonar a partida.

Essas são apenas algumas regras do xadrez. Existem outros movimento mais complexos, que podem ser aprimorados com o treinamento. Além de um passatempo divertido, o jogo das 64 casas também estimula o pensamento, a execução e a fluidez do raciocínio lógico, além de despertar o espírito reflexivo e crítico.

Que tal pôr as regras do xadrez em prática? Aproveite para compartilhar este artigo nas redes sociais e conferir se mais alguém quer jogar. Depois nos conte como foi a partida! E não se esqueça de acompanhar outras dicas de bem-estar e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
jogo de tabuleiro
estratégia
raciocínio
enxadrismo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ