Esporte

06/03/2016 11:00 - Atualizado em 07/12/2016 10:39

Conheça as principais regras do futebol americano

Futebol americano é cada vez mais popular no Brasil.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É fato que o interesse do brasileiro pelo futebol americano só cresce. De acordo com o Ibope Repucom, o Brasil já é o segundo maior mercado para o esporte fora dos Estados Unidos, perdendo apenas para o México. Como se trata de uma modalidade diferente, um brasileiro que assista ao jogo pela primeira vez pode ter dificuldade para entender as regras do futebol americano.

No futebol criado pelos britânicos, no qual o Brasil é pentacampeão mundial, o gol é o momento máximo de uma partida. No americano, o que mais se assemelha ao nosso gol é o extra point, mas é o touchdown o momento mais celebrado. Não entendeu nada? Então siga a leitura e conheça as regras do esporte.

regras do futebol americano - bunda de jogador

Principais regras do futebol americano

Primeiro, vamos aos requisitos básicos para iniciar uma partida:

- Campo: tem 120 jardas de comprimento (109,72 metros), das quais dez em cada extremidade são destinada às end zones, e 53,3 jardas (48,76 metros) de largura

- Bola: é feita de couro bovino e tem formado oval

- Equipes: são 11 jogadores para cada lado, com substituições ilimitadas

- Equipamento de segurança: há capacete com proteção facial e shoulder pack, que protege o torso

- Tempo de jogo: quatro tempos de 15 minutos, com o cronômetro pausado quando a jogada para

O objetivo do jogo é, avançando em jogadas de curta duração (downs), chegar até a end zone, extremidade oposta do campo, com a bola na mão. Quando isso acontece, o jogador marca um touchdown e sua equipe recebe seis pontos - que podem ser ampliados para sete ou oito, de acordo com a jogada de bonificação escolhida.

Antes de a jogada começar, cada time se posiciona de um lado de uma linha imaginária chamada scrimmage. É ali que o jogador denominado center, com a posse, passa a bola por debaixo das pernas para o quarter back. Ele pode correr com ela ou passá-la para um companheiro. O objetivo é sempre avançar jardas.

A jogada para quando um competidor com a bola é derrubado. Se ele cai sem o time ter avançado pelo menos dez jardas, a equipe começa uma nova jogada, com mais três tentativas para avançar. Se ele avançou, são novas quatro tentativas para avançar mais dez.

A posse da bola é perdida se:

- Nos quatro downs, o time não conseguir avançar dez jardas

- A bola é interceptada

- Um jogador tenta e erra um field goal - chute entre as traves em vez de passe e corrida

- O jogador chuta a bola para a frente para não perdê-la em uma posição favorável ao adversário.

Marcado um touchdown, é possível anotar mais um ponto com o extra point, chute da linha de 15 jardas, que deve passar entre as traves da extremidade do campo. Também se pode tentar uma conversão, quando o time busca um “minitouchdown” a partir da linha de duas jardas, podendo garantir outros dois pontos.

Há também o já mencionado field goal, quando, em vez de avançar e marcar um touchdown na saída da jogada, o center passa a bola para um placeholder, que segura a bola para um kicker tentar chutá-la entre as traves. Se ele acertar, marca três pontos.

Futebol americano no Brasil

Achou interessantes as regras do futebol americano e quer praticá-lo? Aqui no Brasil, além de conquistar muitos telespectadores, o esporte também tem cada vez mais atletas.

As principais competições do país são a Superliga Nacional de Futebol Americano, cuja final, o Brasil Bowl, é disputada entre os vencedores da Superliga Nordeste e da Superliga Centro-Sul; o Torneio Touch Down; a Liga Nacional de Futebol Americano, que funciona como liga de acesso, ou segunda divisão; e o Torneio End Zone, de futebol americano feminino.

Gostou? Então compartilhe o artigo com seus seguidores nas redes sociais. Se você tem dúvidas ou sugestões sobre o assunto, deixe um comentário abaixo. E não se esqueça de conferir outras novidades de bem-estar e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
super bawl
NFL
Brasil Bowl
touchdown

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ