Esporte

17/06/2014 09:00 - Atualizado em 09/12/2016 10:58

Conheça 8 atividades para crianças ao ar livre

Aprenda algumas atividades para crianças que podem incentivá-las ao esporte.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitos pais vivem contando para os seus filhos o quanto eram divertidas as brincadeiras que praticavam na infância. Adoram dizer que atividades para crianças, naquele tempo, nada tinham a ver com televisão, videogame ou computador. Era tudo ao ar livre, na base da imaginação. Tédio, só em dia de chuva – e mesmo assim dava para improvisar muitas brincadeiras dentro de casa, para horror dos adultos, que não aguentavam a bagunça. Então que tal incentivar seu filho desde cedo a praticar esportes e atividades ao ar livre?

Atividades para crianças ao ar livre

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Hoje a situação parece ter se revertido, e atividades para crianças são praticadas predominantemente em ambientes fechados, seja devido aos meios eletrônicos ou à insegurança das ruas. Mas brincar ao ar livre é excelente para as crianças. São atividades que ajudam no crescimento do pequeno, fundamentais para que ele gaste as suas energias, e ainda estimulam a sua imaginação e o colocam em contato com a natureza.

O melhor é não desistir: procure uma alternativa na sua cidade. Encontre um bom parque e reveze-se com outros pais para cuidar das crianças. Seus filhos vão agradecer.

8 Atividades para crianças pegarem o gosto pelo esporte

Veja algumas atividades para crianças que podem ser realizadas ao ar livre. Não esqueça de que elas devem estar protegidas do sol (com boné e protetor solar), bem hidratadas e com roupas leves.

Pega-pega

A mais clássica e simples das atividades para crianças ao ar livre. Uma das crianças tenta “pegar”, ou seja, encostar em uma das outras, que devem fugir. Quem for encostado passa a correr atrás dos demais. Uma versão do pega-pega é o “polícia e ladrão”, no qual as crianças são divididas em dois grupos. Quando os policiais “prenderem” todos os ladrões, os papeis se invertem. O ladrão que ainda não foi preso pode encostar nos seus companheiros que foram pegos (e ficam esperando na prisão), libertando-os.

Cabra cega

Uma das crianças é vendada nos olhos, sem poder enxergar, e as demais se espalham pelo local. A que está vendada tenta, pelo tato, encontrar outra. Quando isso acontece, pergunta “cabra-cega, de onde você veio?” e, recebida a resposta, precisa identificar, pela voz, quem pegou.

Cabo de guerra

A turma é dividida em dois grupos iguais e cada um segura um lado de uma corda, sendo definido, no meio, uma linha divisória. O grupo que conseguir puxar o primeiro dos adversários para o seu lado da divisória ganha.

Esconde-esconde

Uma ótima brincadeira para um quintal que possui bons esconderijos. Uma das crianças conta até um número pré-definido, sem ser capaz de olhar, enquanto os demais se escondem. Terminada a contagem, quem contou deve procurar os demais e, ao encontrar alguém, “bate” no local onde contou. Caso o escondido bata antes, está livre. O primeiro a ser encontrado irá procurar os demais na próxima rodada.

Caçador

São separados dos grupos por uma linha divisória. Uma das crianças terá a bola e tentará acertar um membro do grupo adversário. Se ele for atingido, sai da brincadeira. Se escapar ou pegar a bola na mão sem deixar cair, pode contra-atacar. Perde o time que tiver todos os seus jogadores eliminados.

Quente ou frio

Enquanto uma criança tapa seus olhos, as demais escondem um objeto – de preferência que seja fino e comprido, exigindo criatividade para quem esconde. Quando a primeira procurar, os demais dão dicas, dizendo “frio” para quando está longe do local ou “quente” para quando está perto. Ao encontrar, os demais fogem enquanto quem procurou deve encostar esse objeto em uma das outras, que passará a procurar o objeto.

Carrinho de mão

Esta é uma das mais divertidas atividades para crianças. Como funciona? Na corrida entre duas ou mais duplas, uma pessoa apoia as mãos no chão e a outra segura as suas pernas esticadas. Ganha a dupla que completar um determinado trajeto mais rapidamente.

Stop

Uma das crianças tem a bola e começa o jogo; as demais têm, cada uma, o nome de uma fruta. Quem começa escolhe uma dessas frutas e grita seu nome enquanto joga a bola para cima. Os demais fogem até a escolhida pegar a bola e gritar “stop”, quando devem parar. A que tem a bola pode dar três passos e tentar acertar a bola em uma das crianças paradas. Se acertar, a pessoa atingida que começa a nova rodada. 

Gostou do texto ? Deixe-nos um comentário !

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ